Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual é a melhor hora para comer frutas?

Qual é a melhor hora para comer frutas?

29/12/2016 Saúde à Mesa

Existem mitos sobre o consumo de frutas circulando na rede com riscos e outros com “promessas milagrosas".

Qual é a melhor hora para comer frutas?

Muitas dessas idéias são, em parte, produto de uma má compreensão da informação ou simplesmente fazem parte da imaginação de quem quer se tornar os famosos gurus da dieta.

Um olhar detalhado à informação científica nos permitirá ver quais desses mitos são falsos, bem como obter ideias sobre como deve ser uma ingestão de fruta saudável.

1 – Devemos sempre comer frutas com o estômago vazio

Este é um dos mitos mais difundidos sobre o consumo de frutas. Quem sustenta essa ideia asseguram que misturar refeições completas e fruta faz com que a digestão se torne lenta, fazendo com que tudo fique preso dentro do estômago. Além disso, essas pessoas especulam que isto resulta numa maior produção de gases estomacais e outras consequências que não têm relação real.

Não se sabe ao certo a quem se aconteceu isso, mas se é verdade que a fibra da fruta relaciona-se a digestão, o que não é verdade que isso faça com que a comida fique preso dentro do estômago, por tempo indeterminado, ou produza gases.

2 – Consumir frutas antes ou após as refeições altera o seu valor nutritivo

O que se afirma é que quanto mais comida tenha o seu estômago dentro, menos capacidade terá para a absorção de diversos nutrientes, especialmente no caso das frutas. No entanto, isso é tudo uma mentira.

O certo é que, na hora de digerir os alimentos, o estômago atua como um site de reserva que libera pequenas quantidades de conteúdo em diversos intervalos, de modo que seus intestinos possam processar os nutrientes, pouco a pouco.

3 – Se você tem diabetes pode comer frutas 1 ou 2 horas antes ou depois de cada refeição

De novo, que alegam isto é feito sobre a base de que misturar frutas e comida prejudica seriamente a digestão, o que afeta especialmente as pessoas com diabetes.

De novo, não há evidência de que a digestão se agrave com a fruta, se por acaso só se torna mais lenta, sem que isso chegue a torná-la prejudicial. De fato, para as pessoas diabéticas consumir alimentos com fibra, gordura ou proteína misturada com fruta pode de fato ser muito útil, uma vez que a digestão se torna mais lenta, fazendo com que absorva a mesma quantidade de açúcar da fruta, mas em proporções pequenas, sem elevar demais os níveis de açúcar geral no sangue.

4 – O melhor momento para comer frutas é a tarde

Este mito parte do pressuposto de que o metabolismo se torna mais lento, a tarde, e que consumir um alimento de alto teor de açúcar, como são vários tipos de frutas, ativa novamente. A verdade é que qualquer carboidrato pode executar esta função, independentemente da hora do dia que seja, mas isso não significa que o sistema digestivo vá para “despertar” de repente, só por isso.

5 - Existe uma hora ideal para comer frutas?

A verdade é que não existe uma hora ideal para comer frutas, pelo simples fato de que qualquer hora é boa para fazê-lo. As frutas são alimentos nutritivos e benefícios nas dietas de perda de peso a qualquer hora do dia.

Não obstante, há alguns momentos em que a hora em que você come frutas importa:

Quando você quer perder peso, comer uma fruta antes de uma refeição é recomendável, devido a que seus níveis de fibra e sentir-se mais satisfeito e, evidentemente, você vai comer menos.

Se você tem diabetes tipo 2, consumir frutas com outras refeições, como fibras ou proteínas pode ser útil, uma vez que a digestão lenta que isto provoca faz com que o açúcar é absorvida mais lentamente e, assim, os níveis no sangue se elevam de um modo menos dramático.

Fonte: Saúde à Mesa



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos