Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual é o melhor tênis para minha corrida?

Qual é o melhor tênis para minha corrida?

11/09/2018 João Antonio Rufato

O tênis mais caro nem sempre é o melhor para você.

Qual é o melhor tênis para minha corrida?

Quando você decidir realizar alguma prática esportiva, fique atento aos cuidados que deve tomar para evitar incômodos futuros, dentre eles a escolha de acessórios que favoreçam a realização da atividade. Na dica de hoje, vamos falar de um companheiro inseparável quando nos referimos às corridas e que, se bem selecionado, ajudará na sua performance, na prevenção de lesões, evitando possíveis desconfortos nos treinos e nas competições. Você já deve estar imaginando que estamos falando do tênis.

Sabemos que nessa área o mercado é sedutor, e há uma diversidade enorme de opções, com diferentes cores, modelos e preços. Na empolgação, corremos o risco de adquirir um produto interessante no visual e para o bolso, mas que pode não contemplar as necessidades básicas da atividade física que você irá praticar.

Sua escolha tem que partir de algumas exigências mínimas. Uma boa compra deve primeiramente contemplar um tênis que atenda ao seu tipo de pisada. Existem três tipos de pisadas: a pronada, a supinada e a neutra. Caso você não conheça tão bem seus pés, há a opção de realizar um teste simples: molhe o pé e pise sobre um papel, no qual deixará a sua pegada.

Toda a área que o seu pé tocar ficará molhada. Se você tiver uma pisada pronada, a marca será de toda a sola do pé. Na pisada supinada, as áreas mais molhadas serão as laterais externas do pé. Se o pé não for pronado e nem supinado, uma pisada normal apresentará uma cavidade na parte interna da pisada, e as áreas molhadas no papel serão mais uniformes.

Os fabricantes têm utilizado tecnologia para a produção que contempla os referidos tipos de pés e oferece modelos específicos para cada situação. A pisada de cada um está relacionada com algumas características anatômicas dos indivíduos. Um bom par de tênis deve garantir bastante conforto, amortecer impactos, garantir que o corredor desenvolva o máximo de seu potencial, evitar possíveis lesões, calos, bolhas, fratura por estresse e problemas crônicos, como as tendinites. Um produto de qualidade em uso intenso dura próximo de seis meses, ou cerca de 650 km.

Outro fator importante é o tipo de terreno onde você fará o seu treino. Se o mesmo ocorrer em pisos acidentados, como uma estrada de terra irregular, uma boa dica é o modelo destinado a pessoas que fazem trilhas. Já no caso de asfalto ou piso duro, opte pelo modelo com ênfase no amortecimento.

Antes de levar um par para casa, experimente vários modelos e tamanhos. E lembre-se: o tênis mais caro nem sempre é o melhor para você. Analise a anatomia dos seus pés, seus futuros treinos e converse com o vendedor. E com o passar do tempo, por mais apego que se tenha ao tênis, fique atento ao momento de aposentá-lo, pois passando o período de vida útil o resultado dessa insistência pode lhe causar problemas.

Boa compra e boa corrida!

* João Antonio Rufato é professor nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter. 



Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Muitas famílias se deparam com a necessidade de compreender e tratar transtornos ansiosos ou um comportamento ansioso de seus filhos.

Autor: Elaine Ribeiro

Características da ansiedade infantil: o que fazer ao identificá-las?

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas.

Autor: Divulgação

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos