Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brasil Sem Alergia inaugura serviço gratuito de função pulmonar

Brasil Sem Alergia inaugura serviço gratuito de função pulmonar

15/09/2015 Da Redação

Eficaz no diagnóstico de doenças como asma, exame será oferecido nos três postos da ação social.

O projeto social Brasil Sem Alergia inaugurou mais um serviço gratuito em seus três postos na Baixada Fluminense: o exame de espirometria.

Também conhecida como teste de sopro, a espirometria é capaz de identificar com grande precisão variados tipos de alergias respiratórias, especialmente a asma.

O teste, que não é encontrado facilmente gratuitamente, estará à disposição de todos os pacientes de segunda a sábado, de 09h às 18h.

Para agendamento, os interessados deverão ligar para os telefones (21) 3939-0239 ou (21) 2652-2175. O procedimento será oferecido nas unidades do projeto em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Xerém.

A espirometria

Com o objetivo de identificar doenças respiratórias, o teste de sopro é um exame que avalia a função pulmonar do paciente através da quantidade de ar assoprado e em qual velocidade, calculando alguns indicadores que sugerem a condição de saúde do órgão.

Chamado de espirômetro, um aparelho em que o paciente irá assoprar é utilizado para mensurar os volumes e fluxos que entram e saem do pulmão, auxiliando no diagnóstico de problemas respiratórios, com destaque para a asma – patologia de fundo alérgico.

Na rede particular, o exame chega a custar em média R$150,00, mas o valor poderá variar de acordo com os parâmetros avaliados, a clínica e a região escolhida.

Segundo o coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, o médico Marcello Bossois, a chegada do equipamento irá ajudar muito na avaliação de determinadas alergias que por vezes ainda não possuam um diagnóstico fechado.

“A inauguração deste novo serviço trará enormes benefícios para nossos pacientes. Os quadros de asma e bronquite, por exemplo, terão um diagnóstico muito mais ágil e mais preciso”, celebra o médico.

Ele lembra que muitos casos de asma são assintomáticos, o que poderá dificultar demais sua análise.

“Certas vezes a primeira avaliação do espirômetro aponta para um resultado negativo para a doença, mas o teste bronco dilatador (segunda etapa do exame) acaba identificando a presença da patologia. Um diagnóstico prévio aos sintomas é importante porque poderá prevenir que a alergia se manifeste com maiores intensidades”, conclui.

Sobre o Brasil Sem Alergia

Com mais de 120 mil atendimentos gratuitos já realizados – equivalente à população de Resende (RJ), o Brasil Sem Alergia é um projeto social que oferece diversos procedimentos de prevenção, combate e controle de processos alérgicos e de doenças ligadas ao sistema imunológico.

Com três postos na Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Xerém e Nova Iguaçu), a equipe da ação social oferece gratuitamente testes alérgicos, atendimento médico, orientação clínica e um recém-inaugurado serviço de acupuntura para tratar alergias.

E, a partir de setembro, passará a contar com o exame de espirometria para diagnósticos de alergias respiratórias. Coordenado pelo médico Marcello Bossois, o projeto está à disposição de toda a população do Rio de Janeiro de segunda a sábado, com agendamento através dos telefones (21) 3939-0239, (21) 2652-2175 ou (21) 3742-7342. 



Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Mais de dois milhões de brasileiros têm traços de dependência.

Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Levantamento da Fiocruz aponta que 7,7% dos brasileiros usaram maconha pelo menos uma vez.

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

Através de tatuagem realista, mulheres que fizeram mamoplastia, colocaram silicone e que venceram o câncer podem melhorar a autoestima.

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

8 aspectos que todos deveriam saber sobre AUTISMO

Não é nem tão difícil assim entender um autista, quando se consegue compreender o modo como vê o mundo.


Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Saiba como cuidar melhor da sua pele antes de dormir e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

Doença que já atinge mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo pode ser evitada com atividade física e reeducação alimentar.

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

O que é TDAH e como diferenciar de impulsividade

Segundo dados da OMS, cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.


Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

Campanha visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno.

Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

O que aprender com as melhores instituições de saúde do mundo?

Profissionais especializados, tecnologia de ponta e muito conhecimento científico respaldando o trabalho médico.


Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Dados mostram que 12% dos americanos já desenvolveram dependência dos smartphones; psicólogo explica os riscos para a saúde mental.

Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Pesquisadores testam novo tratamento contra leishmaniose

Regiões Nordeste e Centro-Oeste são as mais endêmicas no Brasil.


Meus cabelos estão caindo! Quando devo me preocupar?

A queda capilar é algo que incomoda muita gente e pode representar tanto um processo natural do nosso corpo, quanto o sintoma de algum distúrbio ou doença.

Meus cabelos estão caindo! Quando devo me preocupar?