Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Como garantir a qualidade de ar do seu negócio para reabertura pós-pandemia

Como garantir a qualidade de ar do seu negócio para reabertura pós-pandemia

30/05/2020 Leandro Solarenco

Um dos sintomas associados a não renovação do ar é a dor de cabeça e a sonolência.

Como garantir a qualidade de ar do seu negócio para reabertura pós-pandemia

Após meses fechados por conta da pandemia da covid-19, o processo de reabertura dos estabelecimentos demandará muitos cuidados. Uma preocupação essencial para manter a saúde e bem-estar das pessoas será com a qualidade do ar, sobretudo porque já foi comprovado que o vírus pode ser propagado pelos dutos do ar-condicionado e sistemas de ventilação.

Segundo pesquisas realizadas na China pelo Centro de Controle de Doenças de Guangzhou e pelo Universidade de Hong Kong, a transmissão do coronavírus não passa só pela propagação de pessoa a pessoa a curtas distâncias, mas também pode viajar mais longe com a ajuda das correntes de ar que vêm dos sistemas de ventilação.

Nesse sentido, academias, clínicas médicas, mercados, hipermercados, laboratórios, shopping centers, universidades, bares e restaurantes ou empreendimentos que tenham uma certa quantidade de pessoas circulando deverão estar preparados para garantir a qualidade de ar do seu negócio na reabertura. Assim como a Associação Brasileira de Academias (ACAD) que já se posicionou a respeito da necessidade da renovação de ar nas academias.

Além da questão do ar-condicionado, seguindo a Resolução 09 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina que a qualidade do ar de ambientes atendidos por instalações de ar condicionado, de uso público e coletivo devem ser avaliados semestralmente, um investimento importante para o estabelecimento é a de soluções de automação para renovação do ar.

Regulamentado pela Norma Brasileira NBR 16401-3, o processo de renovação do ar, que ainda é desconhecido por parte das empresas, garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, evitando a concentração de poluentes nocivos à saúde das pessoas.

Um dos sintomas associados a não renovação do ar é a dor de cabeça e a sonolência. Isso acontece devido ao ar ser respirado por muitas pessoas ao mesmo tempo.

Além de contribuir para o bem-estar coletivo e para mitigar a contaminação do vírus, como a covid-19, soluções de renovação do ar também trazem ganhos financeiros. Quando um sistema de ventilação funciona sem o processo de automação para renovação de ar, o equipamento absorve mais ar quente externo do que o necessário e, por consequência, trabalha mais para manter a temperatura do ambiente adequada. Isso pode levar a um aumento de 20% na quantidade de trabalho das máquinas, elevando o custo com energia, aumento de manutenção e redução da vida útil do equipamento.

Portanto, o empreendimento que usar soluções de automação para a renovação de ar de forma inteligente vai conseguir equilibrar os custos com energia e manter a qualidade do ar por um longo período, com menor chances de problemas futuros com o equipamento. Essa é uma das principais ações que as empresas devem considerar no processo de reabertura para mitigar a contaminação pela covid-19 e garantir um retorno consciente na questão de cuidado com a saúde das pessoas.

O sucesso da retomada nos negócios também dependerá dos cuidados desses estabelecimentos no processo de reabertura e, nessa questão, o ar que respiramos nesses ambientes precisa ser renovado. Não queremos que mais pessoas se contaminem.

* Leandro Solarenco é engenheiro, especialista em projetos e master coach,  CEO da Vetor Frio & Clima, empresa especializada em negócios que precisam de temperatura sob controle, oferendo projetos, instalação e manutenção para sistemas de refrigeração e ar condicionado, e da ProHound, startup focada em oferecer soluções de automação e gestão 4.0 neste mesmo segmento.

Fonte: Case Comunicação Integrada



Pessoas com visão monocular lutam para serem reconhecidas como pessoas com deficiência

Cegueira de um dos olhos chega a reduzir o campo visual em 25%.


Plano de saúde não pode negar tratamento prescrito por médico e deve cobrir teste de Covid

Os planos de saúde limitam, de forma significativa, o tratamento a ser aplicado ao paciente.


Pico de bronquiolite deve ocorrer no segundo semestre

A pandemia mudou radicalmente o perfil das internações infantis neste ano.


Hipertensão: a primeira aferição é capaz de diagnosticar o problema?

O diagnóstico e o início precoces do tratamento da hipertensão arterial são fatores essenciais para o controle da doença.

Hipertensão: a primeira aferição é capaz de diagnosticar o problema?

Orientação médica à distância requer cautela nos procedimentos

A telemedicina é um modo de exercer a medicina em que o contato acontece por meios digitais, via voz e vídeo.

Orientação médica à distância requer cautela nos procedimentos

Diferencie fome emocional da fome física

Durante a pandemia do novo coronavírus, muitos de nós ficamos mais ansiosos com medo do futuro e com a sensação de que todos os dias parecem iguais.


Telemedicina na pandemia

O isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 trouxe profundas mudanças no nosso cotidiano.

Telemedicina na pandemia

Saúde no trabalho em casa

Já são 90 dias de trabalho em casa, dias que modificaram as relações de trabalho mais profundamente do que nos últimos 10 anos.

Saúde no trabalho em casa

Descoberta de mecanismo imune envolvido na COVID-19 abre caminho para novo tratamento

Estudo indica que fármaco atualmente usado contra fibrose cística pode ajudar a prevenir complicações da infecção pelo novo coronavírus.

Descoberta de mecanismo imune envolvido na COVID-19 abre caminho para novo tratamento

Coronavírus x obesidade: 7 a cada 10 brasileiros estão acima do peso

Nutrólogo do HCor destaca que pacientes obesos costumam também ser diabéticos ou hipertensos

Coronavírus x obesidade: 7 a cada 10 brasileiros estão acima do peso

Conscientização e conhecimento são os primeiros passos para o tratamento da asma

Em 21 de junho é celebrado o Dia Mundial de Controle da Asma, uma das doenças crônicas mais comuns.

Conscientização e conhecimento são os primeiros passos para o tratamento da asma

Inverno exige mais cuidados para evitar o coronavírus

Baixa imunidade e ambientes fechados contribuem para a disseminação dos vírus respiratórios.

Inverno exige mais cuidados para evitar o coronavírus