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Descubra por que o verde não pode faltar no seu prato

Descubra por que o verde não pode faltar no seu prato

11/07/2008 Divulgação

Especialistas defendem que para termos uma alimentação saudável é essencial montarmos um cardápio diversificado e colorido.

Mas muitas pessoas não acostumam a isso e matam a fome com refeições inadequadas, como fast-foods, aumentando assim as chances de sobrepeso e de uma série de doenças relacionadas à obesidade.

 

Diante disso, os especialistas afirmam que o verde tem que fazer parte das refeições diariamente. Os alimentos com coloração verde são ricos em nutrientes e ainda ajudam nosso organismo no processo de digestão.

 

O que é que o verde Tem...

 

Agrião: potássio, vitamina C, fibras e cálcio.

Alface: potássio, cálcio, vitamina C.

Brócolis: Lipídios, proteínas, cálcio, vitamina C e ferro.

Couve: vitamina A, vitamina C e magnésio.

Escarola: vitamina A, vitamina E, selênio, potássio e ferro.

Espinafre: vitamina C, vitamina A, cálcio e ferro.

Rúcula: potássio e fósforo.

 

Segundo a nutricionista Tânia Regina, as folhas verdes exercem um papel muito importante na nossa alimentação. “Além de conterem grandes quantidades de vitaminas e minerais (vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio, folatos), as folhas verdes são boas fontes de fibras dietéticas e ricas em fitoquímicos, que oferecem proteção contra o câncer, diabetes, doenças cardíacas e hipertensão”, explica a nutricionista. 

 

 

Confira abaixo 10 dicas para uma alimentação saudável!

 

-          Varie a alimentação. Procure um prato bem colorido, garantindo a oferta de diversos nutrientes;

-          Como devagar, mastigando bem os alimentos;

-          Não fique sem se alimentar por períodos longos;

-          Prefira alimentos ricos em fibras: pão integral, arroz integral, legumes crus, frutas, frescas etc;

-          Ingira bastante líquidos, especialmente água;

-          Evitar frituras ou preparações gordurosas. Prefira grelhados e preparações leves;

-          Como diariamente uma fruta, fonte de vitamina C;

-          Inclua em uma das refeições uma verdura de coloração verde-escuro;

-          Cozinhe as verduras com o mínimo possível de líquidos ou no vapor, evitando a perda de nutrientes;

-          Consuma peixe uma a duas vezes por semana, como estratégia para aumentar os níveis de Ômega 3 na dieta alimentar.

 

Ter uma alimentação saudável não significa necessariamente que ela seja sem graça. Então, opte por refeições coloridas e tenha uma boa saúde!

 

Fonte: Revista Viver Nutrilite



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