Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Dor na virilha pode ser a síndrome do impacto no quadril

Dor na virilha pode ser a síndrome do impacto no quadril

04/05/2006 Da Redação

Ainda desconhecida de muitos médicos e mal diagnosticada, doença é a principal causa de artrose de quadril em jovens. Sinais costumam ser dores na virilha, nas nádegas e na face lateral do quadril, que podem se irradiar para a coxa e joelho. Jovens que são adeptos de atividades físicas e começam a sentir dor ou incômodo na virilha devem ficar atentos: eles podem estar sofrendo da Síndrome do Impacto no Quadril. Nesse caso, devem procurar um ortopedista e fazer um exame clínico seguido de um raio X.

Segundo o Dr. Ricon Jr., diretor do Centro Ortopédico de Ipanema e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o problema acontece quando o acetábulo (uma concavidade do quadril) não se articula com o fêmur como deveria, causando um impacto que pode ser acentuado ao se praticar determinadas atividades físicas. O resultado pode ser o desenvolvimento da Síndrome do Impacto, que já obrigou o tenista Gustavo Kuerten a abandonar temporariamente as quadras de tênis e se submeter a uma cirurgia chamada de “artroscopia do quadril”. 

A Síndrome do Impacto no Quadril ocorre em jovens que praticam atividades físicas impactantes como maratona, futebol e tênis, e que, além disso, nasceram com um "defeito de fabricação" na junção do quadril (acetábulo) com as pernas (fêmur). "Há dois tipos diferentes da Síndrome do Impacto no Quadril, um mais comum em homens e outro em mulheres. Nos dois casos, os sinais mais evidentes costumam ser dores na virilha, nas nádegas e na face lateral do quadril, que podem se irradiar para a coxa e joelho. Se uma pessoa pratica esporte e começa a sentir essas dores não deve pensar duas vezes e procurar logo um especialista. Realizado normalmente com exame clínico e radiológico, o diagnóstico nem sempre é fácil. Por ainda ser desconhecida de muitos, a doença quase não é incluída no rol das suspeitas", explica o Dr. Ricon Jr. Mas se for diagnosticada e tratada adequadamente, a doença dificilmente progredirá para uma artrose, cujo tratamento, nos casos mais graves, envolve a colocação de próteses.

De acordo com o Dr. Ricon Jr., devido ao aumento da demanda, foram produzidas nos últimos anos próteses específicas para jovens. “Estas próteses substituem a articulação do quadril enfermo e permitem que pessoas mais jovens mantenham um grau de atividade física bem maior do que poderiam manter com as próteses tradicionais”, diz. No caso dos pacientes jovens, muitos deles ex-praticantes de esportes com grande impacto nas articulações, a prótese é colocada somente no local afetado, e não no canal do fêmur, como as demais, indicadas para pessoas mais velhas. Segundo o médico, essa diferença é importante, pois está relacionada à maior duração das próteses.

Fonte: Dr. Ricon Jr., diretor do Centro Ortopédico de Ipanema e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.



Maquiagem ‘bafônica’ ou mais discreta?

Influencer de beleza ensina passo a passo de make perfeita para o Carnaval.

Maquiagem ‘bafônica’ ou mais discreta?

Como apoiar um colaborador com síndrome do pânico?

Você está vivendo um dia normal. A rotina é a mesma, nada de novo. A mesma tranquilidade de sempre.


O que fazer quando alguém tem uma síncope?

Normalmente, antes da síncope costuma haver palidez, vertigem, suor frio,  formigamento no corpo, pulsação fraca, diminuição da audição e visão embaçada.

O que fazer quando alguém tem uma síncope?

Casos de sífilis têm aumento no Brasil

Principal forma de transmissão da doença são as relações sexuais sem proteção.

Casos de sífilis têm aumento no Brasil

Violência “no touch”

O assédio moral pode trazer sequelas emocionais e físicas.


Esfoliação ideal para uma pele linda e renovada

Dicas para manter uma pele saudável e bem cuidada.

Esfoliação ideal para uma pele linda e renovada

Fevereiro é mês de conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Embora sejam doenças que não têm cura o diagnóstico precoce e correto pode garantir melhor qualidade de vida aos pacientes.

Fevereiro é mês de conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Exercícios físicos x uso de prótese nos seios

O implante de próteses nos seios é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas brasileiras.

Exercícios físicos x uso de prótese nos seios

Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo foca em crianças e jovens

Nesta primeira etapa serão enviadas 660 mil doses da tríplice viral, destinadas a crianças e jovens entre 5 e 19 anos.

Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo foca em crianças e jovens

Como utilizar corretamente o protetor solar

Dicas simples que podem te ajudar de forma correta este produto indispensável para a saúde.

Como utilizar corretamente o protetor solar

Transtorno de conduta infantil

O Transtorno de conduta (TC) não é uma simples desobediência.


Volta às aulas: as vacinas estão em dia?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que as vacinas das crianças e dos adolescentes estejam em dia.

Volta às aulas: as vacinas estão em dia?