Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Endometriose:O mal da mulher moderna

Endometriose:O mal da mulher moderna

27/04/2006 Da Redação

A RM da Pelve é um exame não invasivo, sem traumas para a paciente e que substitui o doloroso procedimento da laparoscopia para descobrir o real comprometimento da doença. Com novo equipamento de ponta, único na América Latina, pode ser realizado em apenas 15 minutos, inclusive em pacientes obesas e claustrofóbicas.

Bem-sucedidas, bonitas, inteligentes e socialmente ativas. As chamadas mulheres modernas privilegiam, cada vez mais, a carreira e a autonomia financeira, relegando em segundo plano os ideais de casamento e filhos, tão caros a suas antecessoras. Mas, tanta independência pode ter um preço alto - a Endometriose - espécie de menstruação retrógrada, na qual o endométrio, que deveria ser eliminado durante o sangramento, acumula-se nos órgãos como trompas e ovários voltando a sangrar todos os meses pela ação dos hormônios femininos, gerando inflamação e dor.

Dor pélvica (no baixo ventre), cólicas menstruais intensas, dor profunda na relação sexual e infertilidade são os sintomas mais característicos da Endometriose. No Brasil, estima-se que 50% das mulheres com infertilidade são portadoras da doença e 60% a 70% das mulheres com cólicas fortes também sofrem deste mal.

Segundo o Dr. Jacob Szejnfeld, professor livre-docente da Unifesp e diretor médico do CURA, o relógio biológico das mulheres está sendo alterado e a gravidez tardia pode levar a Endometriose, doença apelidada pelos especialistas como "o mal da mulher moderna". "Num passado nem tão distante, engravidava-se com 14 ou 15 anos, hoje, as mulheres adiam ao máximo a maternidade, deixando para depois dos 30 anos a decisão de ter o primeiro filho", explica. "Poderíamos dizer que a gravidez é um tratamento para a doença, graças aos hormônios liberados por ela", acrescenta Szejnfeld.

O avanço da medicina e dos exames por imagem são os grandes aliados das mulheres no correto diagnóstico da Endometriose. Neste caso, se aplica a Ressonância Magnética da Pelve, um exame não invasivo, sem traumas para a paciente e que substitui o doloroso procedimento da laparoscopia na investigação sobre o real comprometimento da doença. A RM da Pelve pode ser realizada agora com o equipamento de ponta Espree, disponível com exclusividade em toda a América Latina somente na clínica CURA Imagem e Diagnóstico, em São Paulo, e que se diferencia dos aparelhos convencionais pela rapidez, aproximadamente 15 minutos apenas para a realização do exame total, sem falar que este novo equipamento é o único apropriado para pacientes obesas (até 240 kg) e claustrofóbicas. 

Dr. Jacob Szejnfeld é diretor médico do CURA, formou-se em 1973 pela Escola Paulista de Medicina, com residência médica em Radiologia na Unifesp. Nesta universidade, é professor livre docente em Radiologia, chefe do Departamento de Diagnóstico por Imagem, desde 2000, e Coordenador do Setor de Abdome do DDI. No Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) é Especialista em Radiologia e Membro da Comissão de Residência Médica. Szejnfeld também é editor da Revista da Imagem, publicação oficial da Sociedade Paulista de Radiologia.



Micoses são mais frequentes no verão do que nas outras estações

Cuidados no período devem ser redobrados para evitar outras doenças de pele também.

Micoses são mais frequentes no verão do que nas outras estações

Maquiagem ‘bafônica’ ou mais discreta?

Influencer de beleza ensina passo a passo de make perfeita para o Carnaval.

Maquiagem ‘bafônica’ ou mais discreta?

Como apoiar um colaborador com síndrome do pânico?

Você está vivendo um dia normal. A rotina é a mesma, nada de novo. A mesma tranquilidade de sempre.


O que fazer quando alguém tem uma síncope?

Normalmente, antes da síncope costuma haver palidez, vertigem, suor frio,  formigamento no corpo, pulsação fraca, diminuição da audição e visão embaçada.

O que fazer quando alguém tem uma síncope?

Casos de sífilis têm aumento no Brasil

Principal forma de transmissão da doença são as relações sexuais sem proteção.

Casos de sífilis têm aumento no Brasil

Violência “no touch”

O assédio moral pode trazer sequelas emocionais e físicas.


Esfoliação ideal para uma pele linda e renovada

Dicas para manter uma pele saudável e bem cuidada.

Esfoliação ideal para uma pele linda e renovada

Fevereiro é mês de conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Embora sejam doenças que não têm cura o diagnóstico precoce e correto pode garantir melhor qualidade de vida aos pacientes.

Fevereiro é mês de conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Exercícios físicos x uso de prótese nos seios

O implante de próteses nos seios é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas brasileiras.

Exercícios físicos x uso de prótese nos seios

Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo foca em crianças e jovens

Nesta primeira etapa serão enviadas 660 mil doses da tríplice viral, destinadas a crianças e jovens entre 5 e 19 anos.

Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo foca em crianças e jovens

Como utilizar corretamente o protetor solar

Dicas simples que podem te ajudar de forma correta este produto indispensável para a saúde.

Como utilizar corretamente o protetor solar

Transtorno de conduta infantil

O Transtorno de conduta (TC) não é uma simples desobediência.