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Mesmo durante a pandemia, mercado da beleza continua crescendo no país

Mesmo durante a pandemia, mercado da beleza continua crescendo no país

25/06/2021 Lincoln Copceski

Com a pandemia, as pessoas passaram a sair bem menos de casa e, consequentemente, se exibir muito menos em público.

Mesmo durante a pandemia, mercado da beleza continua crescendo no país

Além disso, a crise financeira veio forte e fez com que muitos fossem obrigados a cortar os gastos considerados desnecessários. Considerando essa junção de fatores, muitos esperavam que o mercado da beleza e de cosméticos, assim como a grande maioria dos segmentos, encolhesse. No entanto, o que aconteceu foi exatamente o contrário: o setor contrariou as previsões e vem apresentando ótimos crescimentos durante o período marcado pela covid-19.

No Brasil, que é o quarto país do mundo onde mais se consome produtos do segmento da beleza, as vendas de 2020 superaram as de 2019 em muitos subsegmentos. O aumento foi de 21,9% nos produtos de cuidados com a pele, 91% nas máscaras faciais e impressionantes 153,2% nos esfoliantes corporais. Em todo o mundo, o Brasil é o país em que a população de menor renda mais investe em produtos do gênero.

As franquias de saúde, beleza e estética também apresentaram um crescimento expressivo no primeiro trimestre deste ano: 12,7%. Enquanto isso, a média das franquias brasileiras de outros setores foi de 4% negativos, o que evidencia como o segmento da beleza é um dos grandes destaques do mundo dos negócios no período da pandemia.

Para conseguir se manter firme durante os vários meses de incertezas, o direcionamento das empresas do setor de beleza e cosméticos mudou um pouco. O discurso de ficar bonita e atingir alguns padrões de beleza deu lugar ao discurso que prega a necessidade de cuidar do próprio corpo. O resultado de sucesso fica nítido ao olhar o crescimento nas vendas dos produtos destinados à skincare.

Outro discurso que ganhou destaque no segmento foi o do empoderamento. Em vez de vender produtos que prometem que os consumidores poderão ficar bonitos como determinadas celebridades, as empresas agora focam em tentar valorizar as características únicas de cada cliente.

O "novo normal" também abriu espaço para novas tendências de beleza. Com o uso constante de máscaras para a proteção contra o coronavírus, os olhos passaram a ter muito mais importância. Os procedimentos estéticos envolvendo os cílios, as sobrancelhas, os olhos e a redução de olheiras ganharam força no período.

Até mesmo na parte que não envolve apenas a estética, os olhos passaram a ser mais valorizados. Segundo um levantamento do site GUIADEBEMESTAR, a busca virtual por lentes de contato bateu recordes históricos no Brasil em outubro de 2020. Mais uma mudança certamente provocada pelo uso de máscaras.

A mais nova tendência desse mercado promissor é o de personalização dos produtos. Algumas empresas já oferecem a possibilidade de os clientes criarem os próprios cremes e xampus, através da escolha das substâncias que desejam na fórmula. Isso vem para valorizar ainda mais os novos direcionamentos do setor, que pretende atender cada vez mais as necessidades únicas de cada consumidor. Com tudo isso, a expectativa dos especialistas é que a indústria da beleza ultrapasse o valor de 805 bilhões de dólares em 2023.

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