Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Não consigo dormir!

Não consigo dormir!

25/03/2019 Da Redação

Quando a insônia surge, o ideal é fazer outras atividades relaxantes, como leitura, meditação ou ouvir música, recomenda especialista.

Não consigo dormir!

Quantas vezes já não ouvimos falar: "se não consegue dormir, conte carneirinhos!". Esse conselho existe há muito tempo, mas se realmente funcionasse não existiriam tantas pessoas sofrendo com a insônia, distúrbio do sono que, segundo a Associação Brasileira do Sono, acomete um a cada três brasileiros.

O sintoma caracteriza-se pela dificuldade em começar a dormir, manter-se dormindo, ou acordar antes do horário desejado. "Na maioria dos casos a insônia é um sintoma e não uma doença. Existem vários fatores que podem influenciar na geração desse sintoma", afirma a neurologista e especialista em sono do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dra. Patrícia Coral. A médica explica que na lista de fatores estão a ansiedade, dores e o estresse, sendo esses os principais que podem dificultar o início do sono. "Podemos ter outras causas como depressão , apneia do sono, e movimentos anormais", diz.

Quando o sintoma aparece, segundo a especialista, o ideal é não insistir para tentar dormir. Nesse caso a pessoa pode ficar a noite toda tentando. "Quando a insônia bater, orientamos que a pessoa faça atividades relaxantes até o sono voltar, como leitura, meditação ou ouvir música", comenta a especialista. Se os sintomas persistirem, é recomendado consultar um especialista, porque pode ser que a pessoa esteja passando por uma insônia crônica e nesse caso há tratamento. "Considera-se insônia crônica se a dificuldade que ocorre pelo menos três vezes por semana, por um período de no mínimo três meses", explica Dra Patrícia.

Além da sonolência excessiva durante o dia, a privação do sono pode ocasionar dificuldade de concentração e expressão de emoções, incapacidade para resolver problemas, irritabilidade e alterações de humor, e problemas de memória.

Um hormônio essencial para uma boa noite de sono é a melatonina, ligado ao ciclo circadiano, ou seja, à forma como o organismo organiza suas funções quando estamos acordados e durante o sono. "É um hormônio produzido pela glândula pineal, que auxilia na indução e manutenção do sono. Ele é fundamental para o nosso relógio biológico", diz a médica.

A substância começa é produzida no cérebro, na glândula pineal, quando o dia escurece para ajudar o organismo se preparar para dormir. Ela atinge seu nível máximo quando estamos dormindo. Com o nascer do sol e a volta da claridade, a glândula reduz a produção de melatonina, o que sinaliza que é o momento de acordar. Como hoje há cada vez mais estímulos luminosos mesmo durante a noite, com a televisão, computadores e o uso constante do celular, algumas pessoas podem ter uma produção menor ou mais irregular da melatonina. Em idosos também ocorre sua diminuição. "Em geral os idosos dormem menos porque a necessidade realmente diminuiu ao longo dos anos. Nessa faixa etária ocorre diminuição da produção da melatonina", afirma Dra Patrícia.

Fonte: Imprensa HNSG



Ginecologista aponta os cuidados com as mamas durante o pré-natal

Diferente do que muitos pensam, cuidar das mamas durante o pré-natal é de extrema importância para evitar desconfortos após o nascimento do bebê.

Ginecologista aponta os cuidados com as mamas durante o pré-natal

Dia Mundial de Conscientização do Albinismo alerta sobre a doença

Campanha relembra depoimento do músico Hermeto Pascoal, que conta como é viver com a doença, e publica novos vídeos de conscientização

Dia Mundial de Conscientização do Albinismo alerta sobre a doença

Saneamento precisa de um rumo

O governo federal precisa dar um norte para o saneamento brasileiro para atender às antigas demandas da população por melhor qualidade de vida.


Campanha destaca a importância da doação de sangue

Campanha Junho Vermelho busca conscientizar a população a doar sangue nos meses mais frios

Campanha destaca a importância da doação de sangue

Câncer de rim pode ser diagnosticado precocemente

Os rins são órgãos de cor vermelho escuro, semelhantes a feijões, pesando aproximadamente 150 gramas. Estão localizados na porção superior da região lombar.


Terapias complementam medicina tradicional e usam espiritualidade para curar

Congresso no Rio de Janeiro vai debater convergências entre Ciência e Espiritualidade, no campo da Neurociência, Psiquiatria, Psicologia e Nutrição


Vacina contra a gripe é disponibilizada para toda a população

Postos de saúde de todo o Brasil passam a oferecer a vacina para todos os públicos

Vacina contra a gripe é disponibilizada para toda a população

Brasil teve queda significativa no número de fumantes

Pesquisa mostra que prevalência de fumantes em 2006 era de 15,7%, em 2017 esse índice caiu para 10,1%

Brasil teve queda significativa no número de fumantes

Estudo indica que cuidadores sem formação são vulneráveis

Estudo comparou cuidadores formais e informais e revela que aqueles sem formação são mais vulneráveis.

Estudo indica que cuidadores sem formação são vulneráveis

Dia do Desafio estimula hábitos saudáveis em mais de 3 mil cidades

No Brasil, as atividades são encabeçadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), de São Paulo

Dia do Desafio estimula hábitos saudáveis em mais de 3 mil cidades

Dia Mundial Sem Tabaco

Cigarro é o responsável por mais de 400 mortes por dia no Brasil e mais de 50 mil casos de cânceres.

Dia Mundial Sem Tabaco

Anemia por deficiência de ferro em crianças pode ser prevenida

Além de uma boa alimentação, muitas vezes é necessário suplementar, diz especialista

Anemia por deficiência de ferro em crianças pode ser prevenida