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Novos hábitos ampliam consumo de água mineral no Brasil

Novos hábitos ampliam consumo de água mineral no Brasil

18/10/2019 Da Redação

Qualidade varia conforme sua origem. Água mineral natural possui ação medicamentosa.

Novos hábitos ampliam consumo de água mineral no Brasil

O Brasil tem cerca de 640 empresas de água mineral e mais de 800 marcas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam). Os novos hábitos de consumo, que prezam mais a saúde e o bem-estar, são fatores que têm promovido o crescimento do mercado nacional de água mineral nesta década.

Atualmente, de acordo com a The International Bottled Water Association (IBWA), o País é quinto maior do mundo em produção, em segmento dominado por China e Estados Unidos. Mas nem toda a água é igual. Pelo contrário, pode haver bastante diferença entre os produtos disponíveis no mercado.

As propriedades das águas que chegam às prateleiras variam de acordo com suas fontes, processos de manipulação, sais adicionados, e formas de envase. Por isso, na hora da compra é importante avaliar a origem, os processos pelos quais o produto passa até chegar aos pontos de venda e, principalmente, qual o tipo mais recomendado para o consumo.

A água pode ser mineral natural, adicionada de sais ou potável de mesa. Em linhas gerais, a adicionada de sais e a potável sofrem influências químicas para a inclusão artificial de propriedades, ou seja, são bebidas que passam por um processo de industrialização para que possam ser ingeridas. A mineral natural, por sua vez, provêm direto da fonte e não pode ter aditivos. Os sais minerais que ela carrega vem de um processo natural, livre de qualquer manipulação fisíco-química, o que preserva seus benefícios. Todas essas informações devem constar nos rótulos das embalagens de forma visível para o consumidor.



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