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Nutrientes que ajudam na fertilidade do homem

Nutrientes que ajudam na fertilidade do homem

02/08/2012 Da Redação

Vitaminas A, C e E garantem produção adequada de espermatozóides.

Diversos medicamentos e vitaminas podem melhorar a fertilidade, no entanto, muitos deles não tenham comprovação científica adequada para se afirmar tal benefício.

Alimentos ricos em vitaminas específicas para a fertilidade e o acompanhamento médico são fundamentais durante o uso de suplementos, medicações e vitaminas.

O estilo de vida saudável, com menos estresse, longe do cigarro, com o peso na faixa correta e a prática de atividades físicas também são tão importantes quanto a ingestão adequada de vitaminas e suplementos.

Além disso, os efeitos destas substâncias ocorre a longo prazo e não imediato. Mesmo casais que estejam em tratamento de reprodução assistida podem se beneficiar do uso de polivitamínicos.

Uma boa orientação nutricional, aliada ao acompanhamento de cada caso por um especialista em reprodução humana, pode ajudar na realização do sonho de ter filhos.

Vitamina A
A vitamina A, presente em alimentos como fígado, brócolis, frutas e vegetais de cor amarela, laranja ou vermelha (cenoura, damasco seco), é essencial para utilização de proteínas e de outras vitaminas.

Vitamina C
A vitamina C, utilizada sob a forma de comprimidos, também presente na laranja, limão, acerola, brócolis, couve e couve flor, é um potente antioxidante e pode melhorar a movimentação dos espermatozoides. Uma dose diária de 1.000 mg de vitamina C é suficiente.

Vitamina E
A vitamina E pode proteger os espermatozoides de mutações e auxiliar na produção de hormônios importantes para a fertilidade masculina, além de ser um antioxidante. Suas fontes principais são: óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, nozes, amendoim e brócolis. A dose diária recomendada é de 400 UI e pode ser encontrada em polivitamínicos. A carência de vitamina E pode levar a problemas no sistema reprodutor, como degeneração dos testículos e supressão da fertilidade.

Zinco
O zinco, presente em cereais integrais, ostras, frutos do mar, germe de trigo, ovos, abóbora, avelãs e outras nozes, feijões, levedo de cerveja e cebolas, está associado a melhora da concentração e contagem de espermatozoides. A dose eficaz é de 15 mg por dia e também está presente em diversos polivitamínicos.

Ômega-3
O ômega-3, geralmente encontrado em peixes, soja, milho, ovos e leite, melhora a movimentação dos espermatozoides, aumentando as chances de fecundação do óvulo. Também pode ser encontrada em preparados vitamínicos, com 3 g ao dia. Estudos em ratos, nos Estados Unidos, demonstraram reversão do estado de infertilidade com o uso prolongado da substância.



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