Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que causa o envelhecimento do lábio superior?

O que causa o envelhecimento do lábio superior?

15/03/2019 Da Redação

Perda de volume, não apenas "flacidez".

O que causa o envelhecimento do lábio superior?

Cirurgiões plásticos têm debatido há muito tempo os mecanismos relacionados com o envelhecimento: eles estão mais relacionados com a "deflação" ou com a "flacidez"? Um novo estudo ajuda a resolver o debate, mostrando uma perda significativa de volume no lábio superior em idosos, relata a edição de fevereiro da Plastic and Reconstructive Surgery®, a revista médica oficial da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

“Os resultados sugerem que o envelhecimento da área perioral é afetado por uma combinação de alongamento dos tecidos moles, perda de volume e desbaste, conclui a nova pesquisa. Para os cirurgiões plásticos, as descobertas podem ajudar a melhorar as abordagens baseadas em evidências para o rejuvenescimento facial”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, (CRM-SP 62.735), diretor do Centro de Medicina Integrada.

Mudanças relacionadas ao envelhecimento no lábio superior

Os pesquisadores analisaram exames de ressonância magnética (MRI) da cabeça de 200 adultos: 100 mulheres e 100 homens (os exames foram feitos por outras razões). Os participantes foram divididos em um grupo mais jovem, com idades entre 20-30 anos, e um grupo mais velho, com idade entre 65-80 anos. Medidas detalhadas da "unidade do lábio superior" foram analisadas para avaliar as diferenças entre os dois grupos, com uma diferença média de idade de quase 50 anos.

As medidas revelaram várias diferenças relacionadas à idade na anatomia do lábio superior. Estas incluíram alongamento significativo do lábio superior em adultos mais velhos: cerca de 19% maior em mulheres e 18% maior em homens, em comparação com o grupo mais jovem.

O grupo mais velho também apresentou diminuição da espessura do tecido mole do lábio superior: cerca de 41% nas mulheres e 33% nos homens. A maior parte da redução na espessura do tecido ocorreu no sulco nasolabial - o topo das linhas que vão da base do nariz até os cantos dos lábios.

As descobertas sugerem que o alongamento e afinamento relacionados à idade do lábio superior representam mais do que apenas "flacidez". A perda de volume é uma característica óbvia do lábio superior que está envelhecendo, o que parece contribuir para o aprofundamento das pregas nasolabiais, uma característica proeminente da face envelhecida.

“A boca e área perioral desempenham um papel primordial na expressão emocional e atratividade do rosto. O novo estudo fornece insights sobre o envelhecimento do rosto, com base em medições detalhadas de ressonância magnética em uma grande amostra de adultos mais velhos versus adultos jovens”,  informa Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Alongamento, adelgaçamento e perda de volume contribuem para o envelhecimento da área ao redor da boca, sugere o estudo. Os resultados acrescentam à base de evidências subjacentes à cirurgia plástica e a outros procedimentos cosméticos para o rejuvenescimento facial.

CONTATO:

Site: www.medintegrada.com.br

Canal de vídeos: https://www.youtube.com/user/Medintegrada

Fonte: MW- Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde



Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Mais de dois milhões de brasileiros têm traços de dependência.

Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Levantamento da Fiocruz aponta que 7,7% dos brasileiros usaram maconha pelo menos uma vez.

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

Através de tatuagem realista, mulheres que fizeram mamoplastia, colocaram silicone e que venceram o câncer podem melhorar a autoestima.

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

8 aspectos que todos deveriam saber sobre AUTISMO

Não é nem tão difícil assim entender um autista, quando se consegue compreender o modo como vê o mundo.


Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Saiba como cuidar melhor da sua pele antes de dormir e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

Doença que já atinge mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo pode ser evitada com atividade física e reeducação alimentar.

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

O que é TDAH e como diferenciar de impulsividade

Segundo dados da OMS, cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.


Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

Campanha visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno.

Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

O que aprender com as melhores instituições de saúde do mundo?

Profissionais especializados, tecnologia de ponta e muito conhecimento científico respaldando o trabalho médico.


Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Dados mostram que 12% dos americanos já desenvolveram dependência dos smartphones; psicólogo explica os riscos para a saúde mental.

Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Pesquisadores testam novo tratamento contra leishmaniose

Regiões Nordeste e Centro-Oeste são as mais endêmicas no Brasil.


Meus cabelos estão caindo! Quando devo me preocupar?

A queda capilar é algo que incomoda muita gente e pode representar tanto um processo natural do nosso corpo, quanto o sintoma de algum distúrbio ou doença.

Meus cabelos estão caindo! Quando devo me preocupar?