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Como prevenir alergias alimentares em bebês?

Como prevenir alergias alimentares em bebês?

12/07/2016 Divulgação

Qual é a melhor abordagem para prevenir a alergia de alimentos?

Como prevenir alergias alimentares em bebês?

Com as alergias alimentares em crianças em ascensão, os pais, muitas vezes, se perguntam: como posso evitar esse problema no meu bebê?

Uma nova revisão sobre o tema, publicada em CMAJ (Canadian Medical Association Journal), com base nos últimos dados, interpreta novas evidências para orientar médicos e famílias sobre a introdução de alimentos e a prevenção de alergias.

“Segundo os autores, se os pais perguntarem como é possível prevenir a alergia em seus filhos, a recomendação mais atual é a de introduzir os alimentos alergênicos o mais cedo possível. Uma vez que eles são introduzidos, a exposição é importante para a manutenção da tolerância. As crianças devem comer esses alimentos regularmente”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski.

As alergias alimentares têm evoluído ao longo do tempo, com um aumento de 18% entre 1997 e 2007, nos Estados Unidos. Uma pesquisa recente junto às famílias canadenses descobriu que 8% relataram pelo menos uma alergia alimentar. Os alergenos mais comuns são leite de vaca, soja, amendoim, nozes, ovos, trigo, peixe, marisco e gergelim.

Bebês com pais ou irmãos que sofrem de alergias, especialmente a amendoim, estão em maior risco de atopia. Um estudo recente sobre o amendoim, descobriu que a introdução do alimento precocemente reduziu o risco de alergia alimentar em até 80%.

No entanto, as crianças com alto risco de alergia a amendoim podem se beneficiar da avaliação de um alergista antes da introdução do alimento.

Para introduzir novos alimentos, a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia recomenda:

1 - Introduzir um novo alimento, a cada 3-5 dias, de uma maneira apropriada para a idade (para evitar a asfixia);

2 - Começar com grãos e legumes e frutas amarelos e laranjas;

3 - Introduzir um dos alimentos potencialmente alergênico, se bem tolerado, em pequenas quantidades (por exemplo, leite de vaca, soja, ovos);

4 - Introduzir alimentos altamente alergênicos em casa;

5 - Aumentar a quantidade de alimentos durante vários dias. 



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