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Podemos ou não comer antes de dormir?

Podemos ou não comer antes de dormir?

14/05/2018 Divulgação

Não é a hora em que você come, mas sim o que você come, diz especialista.

Podemos ou não comer antes de dormir?

Um dos mitos mais difundidos entre as pessoas é que não podemos comer antes de dormir. Há pessoas até que falam especificamente que a partir das 20h ou 21h é proibido se alimentar. Mas afinal: o que há de verdade nisso?

Não é a hora em que você come, mas sim o que você come! A teoria do não coma à noite parece bastante lógica à primeira vista, afinal quanto mais cedo você consome calorias, mais tempo você tem para queimá-las ao longo do dia.

"Alguns estudos descobriram que, em alguns casos, adultos saudáveis queimam menos calorias digerindo uma refeição à noite do que durante o dia. No entanto, sempre é importante que tenhamos em mente, ao interpretar estudos como este, que muitos deles são feitos em populações muito específicas, portanto, os resultados podem não ser aplicáveis a todos", afirma a coach e atleta Renata Spallicci.

A atleta, que também é fisiculturista, diz que comer à noite pode ser contraproducente para o corpo se for a única refeição do dia ou se a pessoa economizar todas as suas calorias para o lanche da noite. "Se a pessoa for ensinada a comer a cada três ou quatro horas para maximizar a síntese de proteínas, então por que mudar essa rotina no final do dia? Temos que sempre levar em conta os hábitos de cada pessoa antes de dar veredictos. Comer muito próximo à hora de dormir pode sim aumentar os níveis e a resistência à insulina e níveis elevados de insulina fazem com que você armazene gordura em vez de queimá-la".

Pesquisas mostraram que as mulheres que, por quatro semanas, comiam um lanche na hora de dormir, mas também se exercitavam três dias por semana, não observaram aumento em seus níveis de insulina.

Logo, se você pratica exercícios com regularidade, a hora da sua última refeição não importa tanto assim. Por isso é mais importante se concentrar no que você come à noite do que na hora em que você come.

"O grande segredo para a comida noturna está em escolher os alimentos certos. Assim, você vai manter seu corpo em um estado anabólico e preparar o terreno para o crescimento muscular e recuperação ideais durante o sono. A melhor aposta para um lanche noturno é proteína", diz.



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