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Por que devemos tirar a gordura trans da nossa mesa?

Por que devemos tirar a gordura trans da nossa mesa?

15/01/2007 Divulgação

Esse perfil de gorduras do sangue é extremante aterogênico, coincidente com a maior incidência da doença cardiovascular, principalmente o infarto agudo do miocárdio.

Com gordura trans, as frituras ficam sequinhas, crocantes, irresistíveis, as tortas e bolos prontos e semi-prontos mais fofinhos, os sorvetes, mais espumosos, os chocolates e biscoitos recheados dissolvem na boca os alimentos são mais facilmente estocados e transportados, tem uma maior validade e um preço mais competitivo, podemos reduzir o consumo de gordura saturada e colesterol.

Fatos que coincidiam com a maior explosão do consumo dos alimentos ricos em gordura hidrogenada, que foi pesquisada como uma alternativa ao consumo da gordura saturada do bacon, da banha de porco e da picanha, sabidamente deletérios à saúde, em geral, e à cardiovascular, em especial.

A recomendação para ingestão de gorduras trans é de cerca de 1% do valor calórico total da dieta, o que totaliza cerca de 2,0g de gordura trans por dia. "Desse total, 1,0g já é proveniente dos alimentos naturais, especialmente carne bovina e laticínios, restando apenas 1,0 g para ingerirmos a partir de alimentos industrializados", informa a nutróloga.

"Não nos sentiríamos muito bem se presenciássemos a fabricação da gordura hidrogenada. Nela, o óleo vegetal, líquido à temperatura ambiente, claro e transparente, é submetido à alta pressão e temperatura em uma câmara com gás hidrogênio, gerando uma gordura sólida, enegrecida e muito fétida. Para ser utilizada na indústria de alimentos, esse sebo precisa ser alvejado e desodorizado.

O resultado é uma gordura com grande capacidade de aderência, que se solidifica nos alimentos após a fritura, cocção ou fornada, formando uma casquinha em volta dos alimentos, dando o agradável sabor da gordura e a prazerosa sensação do crocante ao ser ingerida.

Mas não devemos nos enganar, esse processo de rigidez passa a ocorrer também nos nossos vasos sanguíneos, deixando-os com menor capacidade de relaxamento e dilatação frente às mudanças hemodinâmicas", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva.

São ricos em gordura trans: margarinas, quanto mais duras mais hidrogenadas,
alimentos de fast foods, pois eles usam gordura trans em todas as frituras, pipoca de microondas,temperos prontos, em tabletes e em pó, sorvetes de massas, mesmo os light, chocolates, principalmente os diets, mistura para bolos e sopas, salgadinhos industrializados e embalados em pacotes, biscoitos de todos os tipos, principalmente os recheados e wafles, mas também os cream crackers, pães, principalmente os de massa doce,tortas e bolos prontos e semi-prontos e leites com achocolatados prontos.

Fonte: Excelência em Comunicação



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