Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Quando a dor pode mascarar um problema de depressão

Quando a dor pode mascarar um problema de depressão

27/04/2006 Divulgação

Estudos científicos provam que 70% dos pacientes que sofrem de depressão apresentam um quadro de dor, as mais comuns são: dor nas costas ou no corpo todo. Este é um assunto sério que deve ser tratado com a máxima atenção.

Quem comenta o tema é a reumatologista e professora da Unifesp, Evelin Goldenberg. Em sua clínica há diversos casos que comprovam esta situação. "Vários pacientes procuram o médico com sintomas físicos de dor e o real diagnóstico é a depressão. Se esta não for adequadamente diagnosticada, o paciente não será tratado corretamente", afirma a Dra Evelin.

Um paciente que apresenta um quadro de dor pelo corpo todo pode apresentar sinais claros de uma depressão aguda, doença considerada grave e potencialmente fatal pela Organização Mundial de Saúde. 

Os sinais físicos são vários, os mais comuns são: dores nas costas, cefaléia, fadiga, tontura, taquicardia e insônia. É importante lembrar que estudos de comportamento clínico já mostraram que 10% dos pacientes com depressão profunda podem cometer suicídio. 

No campo psicológico o alerta é o mesmo. Se o paciente apresentar sinais de tristeza, angústia, queda da libido, choro fácil e desinteresse sexual ele é um sério candidato a mascarar uma depressão grave. 

"É fundamental alertar a população sobre estes sintomas, pessoas com tais sintomas devem procurar ajuda médica", finalizou a Dra. Evelin. 

Dra. Evelin Goldenberg, autora do livro "O coração sente, o corpo dói - Como reconhecer e tratar a fibromialgia" (Ed. Atheneu), é mestre e doutora em reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina. 

Defendeu tese de doutorado sobre o tratamento da fibromialgia com acupuntura. É coordenadora do curso de pós-graduação em reumatologia, com ênfase ocupacional do Hospital Albert Einstein (SP) e professora colaboradora da disciplina de Clínica Médica da Unifesp-EPM.



Autismo, respeito e compreensão

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.


A importância da vacina da gripe para os diabéticos

O assunto que é destaque há semanas é o coronavírus, porém não podemos deixar de falar da importância da vacina da gripe para os idosos.

A importância da vacina da gripe para os diabéticos

Meditação: como as crianças e adolescentes podem praticar

Incluir a atividade na rotina com a família pode contribuir durante o período de isolamento social.

Meditação: como as crianças e adolescentes podem praticar

Gordura abdominal prejudica coluna e joelhos

Mesmo em casa, é possível fazer quatro exercícios simples e seguir algumas dicas de alimentação para acabar com o excesso de peso ao redor da cintura.

Gordura abdominal prejudica coluna e joelhos

O canabidiol no tratamento da endometriose

O março amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre a endometriose.


Quarentena e sanidade mental: é possível?

A pandemia do coronavírus impôs abruptamente a todas as pessoas a realidade da quarentena: privação da liberdade, limites, mudança de hábitos e rotinas, dificuldades financeiras e organizacionais.


Coronavírus e câncer: cuidado redobrado com o paciente oncológico

Pacientes com câncer podem apresentar imunidade mais baixa, ficando mais vulneráveis.

Coronavírus e câncer: cuidado redobrado com o paciente oncológico

Problemas psicológicos x COVID-19

Com a chegada do COVID-19 no Brasil, podemos notar que o comportamento das pessoas mudou.


Coronavírus e isolamento social

O mundo está sendo convulsionado pelo avanço da pandemia da Covid-19, que afeta e transtorna a vida da humanidade, em todos os sentidos e dimensões, de forma que ainda não conseguimos identificar com clareza as consequências.


Saúde emocional durante o isolamento social: o que fazer?

Vivemos tempos difíceis e incertos frente à pandemia de coronavírus, que exige de nós muitas mudanças.


O micro-organismo que afeta o comportamento e a saúde emocional

Seja no jornal, nos noticiários da TV ou nos sites de notícias, o tema é monotemático: coronavírus (Covid-19).


Telemedicina: liberação necessária na luta contra o coronavírus

A Telemedicina será utilizada “em caráter de excepcionalidade e enquanto durar a batalha de combate ao contágio da Covid-19”.