Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saiba como funciona a doação de óvulos

Saiba como funciona a doação de óvulos

28/07/2014 Da Redação

Para tornar-se doadora, a mulher deve ter idade menor que 35 anos e não pode ter doença genética hereditária.

A lei brasileira define que a doação de óvulos tem de ser anônima, sendo que a mãe oficial é aquela que gerou o bebê, ou seja, quem recebeu o óvulo doado para ser fecundado e transplantado em seu útero.

“É importante explicar que qualquer mulher em idade fértil pode doar seu óvulo àquelas pacientes que não podem engravidar de forma natural. No entanto, não existe no País um banco de óvulos congelados para doação, mas algumas clínicas mantêm óvulos que possam ter sobrado de algum tratamento e, com permissão da paciente, estes são encaminhados à doação”, explica o ginecologista Joji Ueno, Doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP e responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês e Diretor na Clínica Gera.

Na prática, o processo é bem simples. Enquanto a doadora destina-se à coleta dos óvulos, uma receptora tem o seu útero preparado para o recebimento do embrião.

O médico comenta que para coletar este material, chamado gametas, a doadora tem de se submeter à indução de ovulação. “São utilizados medicamentos específicos no início do ciclo menstrual que irão agir diretamente no ovário, induzindo o crescimento dos óvulos”, acrescenta.

Em aproximadamente 10 dias, estes óvulos estão preparados para ser retirados, por meio de uma agulha aplicada na vagina, guiada pelo transdutor transvaginal. “Por meio de ultrassonografia e exames de sangue verifica-se se os óvulos estão prontos. Depois disso, o transdutor transvaginal atinge a região ovariana para aspirar ao conteúdo dos folículos, onde estão os óvulos”, detalha o ginecologista. Todo o procedimento é realizado com sedação leve.

Após este processo, o especialista tem de avaliar se os óvulos estão em condições de serem transferidos para que ocorra a fertilização in vitro (FIV). Na data em que são aspirados, é necessário que o doador do sêmen faça a coleta dos espermatozoides, pois no mesmo dia deverão ser fecundados em laboratório.

“A ideia é que o procedimento reproduza exatamente o que aconteceria no útero de forma natural, colocando um óvulo e alguns espermatozoides em uma mesma cultura ou injetando-os diretamente”, afirma o especialista.

Na sequência, os embriões devem passar por um período de maturação, para depois serem transferidos para o útero feminino. E após uns 14 dias, a paciente realiza exame para diagnosticar que o método obteve resultado positivo.

Para tornar-se doadora, a mulher deve ter idade menor que 35 anos, não pode ter doença genética hereditária ou problemas de saúde como cânceres dependentes de hormônio. Em geral, participam deste tipo de procedimento, mulheres que já estão em tratamento de reprodução assistida, sendo que não é oferecido algum pagamento pela doação.



Como lidar com os 7 maiores incômodos da puberdade

É por volta dos 11 a 13 anos que a menina passa a ter alterações que mudam o seu corpo para sempre.


Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Mais de dois milhões de brasileiros têm traços de dependência.

Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Levantamento da Fiocruz aponta que 7,7% dos brasileiros usaram maconha pelo menos uma vez.

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

Através de tatuagem realista, mulheres que fizeram mamoplastia, colocaram silicone e que venceram o câncer podem melhorar a autoestima.

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

8 aspectos que todos deveriam saber sobre AUTISMO

Não é nem tão difícil assim entender um autista, quando se consegue compreender o modo como vê o mundo.


Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Saiba como cuidar melhor da sua pele antes de dormir e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

Doença que já atinge mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo pode ser evitada com atividade física e reeducação alimentar.

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

O que é TDAH e como diferenciar de impulsividade

Segundo dados da OMS, cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.


Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

Campanha visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno.

Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

O que aprender com as melhores instituições de saúde do mundo?

Profissionais especializados, tecnologia de ponta e muito conhecimento científico respaldando o trabalho médico.


Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Dados mostram que 12% dos americanos já desenvolveram dependência dos smartphones; psicólogo explica os riscos para a saúde mental.

Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Pesquisadores testam novo tratamento contra leishmaniose

Regiões Nordeste e Centro-Oeste são as mais endêmicas no Brasil.