Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seguir dieta vegana não é sinônimo de vida saudável

Seguir dieta vegana não é sinônimo de vida saudável

02/04/2019 Da Redação

Especialista explica que abuso de determinados produtos de origem animal pode ocasionar obesidade e até mesmo diabetes.

Seguir dieta vegana não é sinônimo de vida saudável

O veganismo é um estilo de vida que vem crescendo a passos largos no Brasil. Apesar de não haver uma pesquisa consistente que apresente números sobre os adeptos dessa prática, é notório o aumento no volume de pessoas que buscam os alimentos desse seguimento e ainda as aparições de novos empreendimentos que fabricam tais produtos.

Tudo parte da opção de não consumir alimentos, roupas, produtos de higiene ou qualquer outro item de origem animal. Seja por reações alérgicas, conscientização, novo modo de pensar ou até mesmo pelo seguimento à moda, esse tipo de escolha tem sua representatividade maior quando o assunto é a alimentação.

O fato de consumir alimentos vegetais e substituir carnes, leite e outros produtos derivados de animais por produtos à base de vegetal desperta atenção crítica de quem ainda não aderiu a causa. E essa dieta formatada apenas por leguminosas e afins causa a impressão de que a vida pode ficar mais saudável, porém não é bem assim.

Especialistas alertam para que esse tipo de dieta tem suas armadilhas. "Se um grupo de alimentos é retirado da rotina, como no caso do veganismo que descarta alimentos de origem animal, cria-se no organismo um déficit de nutrientes que são abundantes nesses alimentos descartados. Isso sem falar que a comida de origem vegetal ainda pode causar a obesidade”, explica Henrique Eloy, médico especialista em cirurgia e endoscopia bariátrica e gastroenterologia.

Dr. Henrique esclarece ainda, que em outros casos, os veganos acabam optando por substituir a carne por alimentos com altas taxas calóricas sem sequer saber. “Não adianta de nada se a pessoa retirar a carne, o leite e o ovo da dieta, que são alimentos muito importantes, para colocar frituras no lugar. Isso é um grave problema. Porque além do organismo perder fontes de nutrientes importantes como a vitamina B-12, vitamina D, cálcio, ferro, ômega-3, por exemplo, ele ainda aumenta a LDL que é a gordura que causa o colesterol e ainda proporciona a obesidade”.

Isso sem mencionar as massas, outro favorito no cardápio vegano. “Massas são um aliado da obesidade. Isso porque esses alimentos são ricos em carboidratos e têm um valor calórico e energético muito alto. Sem mencionar a concentração do açúcar que pode ser liberada no sangue e causar até mesmo a diabetes. E não é só do macarrão que estamos falando. Esse risco vem da pizza, bolos e até do pãozinho fresquinho das padarias”, acrescenta o médico.

Contudo, o segredo para ter uma vida saudável a partir do veganismo é compreender melhor os alimentos ingeridos e antenar para a tabela nutricional. “Atenção e informação! São essas as minhas dicas para levar a dieta vegana da melhor forma possível.

Aliás, não só para a dieta vegana. Qualquer que seja a restrição a qual o paciente for submetido é importante avaliar bem e compreender o que está comendo e o que veio a deixar de comer. Por isso é importante que as dietas sejam acompanhadas por um profissional, para que as pessoas tenham melhor conhecimento do que é de fato saudável para suas vidas”, conclui Dr. Henrique Eloy.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Mais de dois milhões de brasileiros têm traços de dependência.

Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Levantamento da Fiocruz aponta que 7,7% dos brasileiros usaram maconha pelo menos uma vez.

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

Através de tatuagem realista, mulheres que fizeram mamoplastia, colocaram silicone e que venceram o câncer podem melhorar a autoestima.

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

8 aspectos que todos deveriam saber sobre AUTISMO

Não é nem tão difícil assim entender um autista, quando se consegue compreender o modo como vê o mundo.


Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Saiba como cuidar melhor da sua pele antes de dormir e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

Doença que já atinge mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo pode ser evitada com atividade física e reeducação alimentar.

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

O que é TDAH e como diferenciar de impulsividade

Segundo dados da OMS, cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.


Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

Campanha visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno.

Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

O que aprender com as melhores instituições de saúde do mundo?

Profissionais especializados, tecnologia de ponta e muito conhecimento científico respaldando o trabalho médico.


Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Dados mostram que 12% dos americanos já desenvolveram dependência dos smartphones; psicólogo explica os riscos para a saúde mental.

Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Pesquisadores testam novo tratamento contra leishmaniose

Regiões Nordeste e Centro-Oeste são as mais endêmicas no Brasil.


Meus cabelos estão caindo! Quando devo me preocupar?

A queda capilar é algo que incomoda muita gente e pode representar tanto um processo natural do nosso corpo, quanto o sintoma de algum distúrbio ou doença.

Meus cabelos estão caindo! Quando devo me preocupar?