Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Soluções práticas para o combate ao Aedes aegypti

Soluções práticas para o combate ao Aedes aegypti

13/04/2016 Da Redação

Para auxiliar os consumidores, a especialista lista soluções simples e eficazes no combate ao vetor da Dengue.

Soluções práticas para o combate ao Aedes aegypti

Com a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o aumento de casos de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela é natural que as pessoas passem a se preocupar com a prevenção.

Para Valéria Graton, coordenadora de mercado da Telhanorte, “é perceptível o aumento na procura de soluções que previnem e que impedem a reprodução de mosquitos”. 

“A melhor forma de evitar a proliferação dos mosquitos é combater os focos de acúmulo de água, locais onde os mosquitos se reproduzem.

Portanto, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras,” explica Valéria.

A limpeza freqüente das calhas também auxilia no combate, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água.

No caso de sobrados e edifícios altos, a limpeza deve ser feita por um profissional ou por empresas especializadas, pois o serviço requer um cuidado maior, sobretudo com procedimentos de segurança, como o uso de equipamentos de proteção e içamento, por exemplo.

Em imóveis térreos, quando a calha pode ser facilmente acessada pelo lado externo da casa, a manutenção pode ser realizada pelo próprio morador, sob a condição de que seja utilizado um apoio firme, como uma escada, além do uso de luvas e sapatos com solado aderente.

“Para limpar a calha, basta juntar os resíduos manualmente ou, se preferir, é possível utilizar um pincel ou uma pá. Em seguida, toda a estrutura deve ser lavada com uma mangueira com jatos d’água sob alta pressão para a remoção da sujeira fina, como pó e pequenos resquícios de folhas”, orienta a especialista.

Outra solução que já está disponível no mercado é o inseticida biológico DengueTech.

Com tecnologia inovadora, 100% nacional e desenvolvido em cooperação com a Fiocruz, DengueTech é o primeiro inseticida biológico de uso doméstico aprovado pela ANVISA, feito a partir do BTI (Bacillus thuringiensis israelenses).

O BTI é um microrganismo existente na natureza, já usado com êxito em diversos países no combate à proliferação de mosquitos, que age rápido, mata as larvas jovens e impede o nascimento do mosquito.

O uso do BTI é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo).

“A aplicação do produto é muito prática. Basta lançar o mini-tablete direto na água ou em locais onde a água possa se acumular por três dias ou mais e aguardar seu efeito. Em poucas horas, já se pode observar larvas mortas. O efeito dura pelo menos 60 dias em água parada”, conta Valéria.

Além de combater os focos dentro das residências, é recomendado também impedir a entrada dos mosquitos nas casas. As telas mosquiteiras são boas soluções nesse caso. A especialista firma que “é muito fácil e prático instalar as telas, sem sujeira e sem necessidade de furadeira”.

As telas mosquiteiras podem ser encontradas nos seguintes tamanhos: 80cmx100cm, 105cmx125cm, 125cmx125cm, 125cmx165cm. “Por meio dessas medidas, simples e acessíveis, a batalha contra o Aedes aegypti fica mais próxima de ser vencida”, conclui Valéria. 



Como lidar com os 7 maiores incômodos da puberdade

É por volta dos 11 a 13 anos que a menina passa a ter alterações que mudam o seu corpo para sempre.


Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Mais de dois milhões de brasileiros têm traços de dependência.

Levantamento alerta para consumo de álcool no Brasil

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Levantamento da Fiocruz aponta que 7,7% dos brasileiros usaram maconha pelo menos uma vez.

Maconha é apontada como a droga mais consumida no Brasil

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

Através de tatuagem realista, mulheres que fizeram mamoplastia, colocaram silicone e que venceram o câncer podem melhorar a autoestima.

Procedimento redesenha aréolas de mulheres que fizeram cirurgia plástica nas mamas

8 aspectos que todos deveriam saber sobre AUTISMO

Não é nem tão difícil assim entender um autista, quando se consegue compreender o modo como vê o mundo.


Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Saiba como cuidar melhor da sua pele antes de dormir e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Rotina de cuidados com a pele facial antes de dormir

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

Doença que já atinge mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo pode ser evitada com atividade física e reeducação alimentar.

Hábitos mais saudáveis podem evitar ou retardar o aparecimento da demência

O que é TDAH e como diferenciar de impulsividade

Segundo dados da OMS, cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.


Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

Campanha visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno.

Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

O que aprender com as melhores instituições de saúde do mundo?

Profissionais especializados, tecnologia de ponta e muito conhecimento científico respaldando o trabalho médico.


Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Dados mostram que 12% dos americanos já desenvolveram dependência dos smartphones; psicólogo explica os riscos para a saúde mental.

Uso excessivo do celular pode causar vício e problemas psicológicos

Pesquisadores testam novo tratamento contra leishmaniose

Regiões Nordeste e Centro-Oeste são as mais endêmicas no Brasil.