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Substituição de alimentos é boa alternativa para perder peso

Substituição de alimentos é boa alternativa para perder peso

10/01/2006 Divulgação

A adoção de alimentos à base de proteína de soja é alternativa para a perda saudável de peso e para a atenuação da sensação de fome, requisitos para chegar ao Verão em forma, com menos sofrimento. A chegada do Verão, para muitas pessoas, significa sofrimento já que só se pensa em regimes sacrificantes e métodos miraculosos para a queima do excesso de gordurinhas. Hoje, o excesso de peso atinge 40,6% dos brasileiros com mais de 20 anos, de acordo com o IBGE. Entre as mulheres, 45% querem se desfazer do sobrepeso para entrar em forma e, a busca incessante por novas dietas tornou-se uma indústria ativa. Mesmo entre aquelas que já adotam uma dieta, 47% estão desapontadas com a quantidade de gordura que conseguiram eliminar.

Embora não existam milagres à disposição e o acompanhamento médico é ideal para que cada indivíduo tenha uma dieta adequada aos seus objetivos e realidade, cada vez mais se reconhece a eficácia da substituição de alimentos. Segundo o presidente da ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia, Dr. Durval Ribas Filho, "dietas como as chamadas meal replacements, onde uma refeição inteira é substituída por produtos ricos em proteínas e fibras são capazes de proporcionar maior sensação de saciedade, contribuindo para um menor consumo de calorias nas refeições seguintes"; vale lembrar que na hierarquia dos macronutrientes as proteínas são as que mais dão saciedade, comparativamente aos carboidratos e as gorduras.

Neste contexto, a proteína de soja surge como uma alternativa que alia soluções para emagrecimento e benefícios para a saúde e pode ser encontrada em bebidas saboreadas, barras de cereais, shakes, cereais, iogurtes, sopas e outros produtos que, mesmo com baixas calorias, tornam a refeição nutritiva e, principalmente, gostosa. 

Além de nutritiva, a proteína de soja diminui o depósito de gorduras enquanto aumenta a massa muscular magra, contribuindo também para adequar os níveis de insulina do corpo, diminuindo o estoque de gordura. "A soja traz a sensação de saciedade porque é um alimento de baixo índice glicêmico e com grande quantidade de fibras solúveis, o que minimiza as flutuações da insulina que aumentam a fome, ao longo do dia", esclarece Dr. Durval Ribas.

Preferencialmente, as refeições a serem substituídas são os lanches que intercalam as refeições principais, mas também o almoço ou o jantar pode ser substituídos por um alimento completo, como os shakes, desde que rico em proteínas e fibras que fazem com que a pessoa se sinta saciada, como acontece com os produtos à base de proteína de soja. "Vale salientar que, além de ser uma alternativa saborosa, a proteína de soja acresce saúde na vida do indivíduo. No entanto, sempre o acompanhamento personalizado de um profissional de Nutrição é ideal para se obter o resultado esperado", finaliza.



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