SUS adota novo tratamento para Hepatite C
SUS adota novo tratamento para Hepatite C
O SUS anunciou a adoção de um novo Protocolo para tratamento da infecção crônica do genótipo 1 da hepatite C.

O SUS vai adotar o uso do medicamento Harvoni® (ledipasvir 90 mg/ sofosbuvir 400 mg), da Gilead Sciences. Este é o primeiro regime de comprimido único diário, sua formulação entrega taxas de cura de até 99%.
A eficácia de Harvoni® foi estabelecida em pacientes com infecção crônica do vírus da hepatite C (HCV) genótipo 1, com duração de tratamento de 8 ou 12 semanas na maioria dos pacientes e 24 semanas apenas para um pequeno subgrupo de pacientes.
São diversos os perfis de pacientes, incluindo previamente tratados, com doença hepática avançada (cirrose), pré e pós transplantados e coinfectados com HIV e HBV, que podem ser tratados com Harvoni®.
Outra novidade é a chance de encurtar o tratamento para 8 semanas para pacientes não tratados anteriormente, sem cirrose e com carga viral abaixo de 6 milhões de UI / mL.
Vale lembrar que estima-se que no Brasil existam entre 1,4 e 1,7 milhão de portadores de hepatite C. Grande parte desconhece seu diagnóstico e poucos sabem como ocorreu a transmissão ou que exista tratamento para a doença.