Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A resposta do ecossistema de startups a pandemia

A resposta do ecossistema de startups a pandemia

12/05/2020 José Muritiba

Os últimos anos foram decisivos para consolidar o ecossistema brasileiro de startups tal como ele é hoje, onde é quase impossível imaginar a vida cotidiana sem as soluções dessas empresas disruptivas.

Elas mudaram a maneira como nos locomovemos pela cidade, procuramos acomodações para viagens, alugamos apartamento, pagamos nossas contas e muito mais!

Até meados de fevereiro desse ano, estimava-se que 2020 seria o ano de destaque das startups brasileira, com base no sólido crescimento e fortalecimento que vínhamos apresentando nos últimos anos e, principalmente, em 2019, quando tivemos mais cinco unicórnios reconhecidos.

Mas, como qualquer rotina de altos e baixos da vida empresarial, o cenário mudou e, hoje, enfrentamos um break global por conta da pandemia do Covid-19, que tem se refletido nos negócios e na economia.

Os investimentos, que tanto movimentaram o setor, foram um dos primeiros a diminuir (e muito) o ritmo. Em números exatos, do capital investido no ano, apenas US$ 9 milhões, aproximadamente 3%, foram investidos, representando uma queda de quase 47% em relação ao mesmo mês de 2019. Sendo assim, a questão agora será em quem empregar esse capital, pois o dinheiro existe.

Considerando cenário de reclusão social, geramos um intenso debate de como o mercado digital e a tecnologia estão se tornando protagonistas, sendo uma boa solução para diversos segmentos.

Isso porque, a utilização de ferramentas tecnológicas se tornou o principal (se não, o único) meio de comunicação, canal de vendas e entrega de real valor para clientes de segmentos mais tradicionais.

Nesse ambiente, moram diversas oportunidades para startups com cenários que elas já sabem atuar: com equipes enxutas, baixos custos, agilidade e potencial caminho de sucesso para negócios que antes não habitavam o universo digital.

Obviamente, assim como toda situação de extremos, alguns setores se destacam em detrimento a outros. Vemos, por exemplo, soluções de educação, saúde, logística, finanças e telecomunicações em destaque, afinal, mais do que nunca, a inovação é necessária para continuarem operando.

Para os setores mais atingidos (eventos, turismo e outros), surgiram ainda algumas iniciativas importantes como a da AWS junto com a Abstartups para concederem crédito para startups; e os editais do Sebrae, SENAI, Inova Unicamp, Fapesp, e AGTech Garage, que estão oferecendo até R$ 20 milhões em financiamento para novos negócios que queiram transformar o cenário da crise.

Infelizmente, o momento ainda é de muita dúvida, insegurança e incerteza. Pesquisa da consultoria Wayra Brasil com mais de 500 startups espalhadas por mais de nove países (Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, México e Reino Unido) aponta que a crise está impactando negativamente 74% das startups; enquanto 26% considera impactos positivos em seus negócios.

Por serem soluções baseadas na tecnologia, a grande maioria (85%) conseguiu rapidamente implementar o trabalho a partir de casa, continuando com suas operações com as equipes atuando à distância.

E, mesmo nesse cenário, 72% planejam aumentar seu time nos próximos três meses; olhando (57%) com otimismo para futuro. Mas, em geral, as contratações previstas anteriormente estão congeladas.

Com uma perspectiva real, vemos a história mundial nos mostrando que diante do caos, existem oportunidades e mudanças positivas.

Entendo que, quem for mais rápido, assertivo, abrangente e ágil, sairá na frente, e essas são todas características evidentes no DNA de startups!

Não tenho dúvidas que serão delas que virão as inovações mais relevantes durante e pós esse momento que vivemos.

* José Muritiba é diretor executivo da Associação Brasileira de Startups.

Fonte: PiaR Comunicação



Startup lança jornada para quem quer deixar o consumo de carne e derivados

Healthtech Dei Um Tempo, reconhecida pela metodologia que apoia pessoas na mudança de hábitos indesejados, reúne especialistas e lança um programa especial para este público crescente.

Startup lança jornada para quem quer deixar o consumo de carne e derivados

Mais de 500 startups inscritas no “ilmpact”

Iniciativa do Innovation Latam em parceria com a Fundação Dom Cabral qualifica startups comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

Mais de 500 startups inscritas no “ilmpact”

Startup de logística recebe aporte e investe em nova plataforma de compras de fretes

Everlog atende indústria, varejo e e-commerce e, ao completar cinco anos em 2021, amplia soluções e projeta dobrar de tamanho

Startup de logística recebe aporte e investe em nova plataforma de compras de fretes

Startup aposta em robôs para hiperautomatizar processos

Run2Biz se lançou no mercado dois dias antes da pandemia estourar, superou as dificuldades e hoje já concorre com gigantes internacionais.

Startup aposta em robôs para hiperautomatizar processos

Petrobras divulga 30 startups pré-selecionadas para edital de inovação

Candidatas disputarão, até o fim do ano, aportes para projetos em diferentes verticais tecnológicas.


Startup de contabilidade recebe Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2021

Empresa é reconhecida pelas práticas de gestão e recebe honraria da Latin American Quality Institute.

Startup de contabilidade recebe Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2021

Startup de saúde lança app de carteira digital de vacinas

Solução na nuvem permite centralizar e gerir todos os dados sobre as vacinas tomadas e a serem tomadas por familiares, funcionários e alunos.


Instituto Mauricio de Sousa e a startup Matraquinha fecham parceria

Ação visa levar mais informações sobre o autismo com o personagem André.

Instituto Mauricio de Sousa e a startup Matraquinha fecham parceria

Mobills lança comparador de cartão de crédito

A tecnologia permite que qualquer pessoa analise e compare mais de 67 opções de cartões de crédito existentes no mercado para entender qual mais se adequa ao seu perfil.

Mobills lança comparador de cartão de crédito

Mercur abre inscrições para Programa de Conexão com Startup

Iniciativa que integra o Projeto de Inovação da empresa tem inscrições abertas até o dia 3 de setembro.

Mercur abre inscrições para Programa de Conexão com Startup

MaxMilhas acelera retomada e compra startup no ramo de hotéis

A empresa faz sua primeira aquisição e acelera plano de diversificação em novas verticais do turismo.

MaxMilhas acelera retomada e compra startup no ramo de hotéis

Programa prepara startups mineiras para atraírem investimentos

Capital Empreendedor 2021 visa orientar e capacitar startups para se aproximarem e negociarem com investidores.

Programa prepara startups mineiras para atraírem investimentos