CEO ensina como atrair investimentos para startups
CEO ensina como atrair investimentos para startups
Executivo esclarece como funciona a cabeça dos investidores.

As chamadas empresas emergentes, conhecidas como startups, estão entre os modelos de negócios mais rentáveis e promissores do mundo. Alguns analistas de mercado relatam que até 2025 a maioria das pessoas estará trabalhando em alguma plataforma de serviços.
O CEO Lima Santos, da 5Xmais Holding Business, empresa de investimentos em startups, afirma que o empreendedor precisa ter um protótipo de negócio para atrair investidores. “Ele tem que mostrar um negócio já iniciado para conseguir algum tipo de aporte para a sua startup”, diz. O idealizador deve se perguntar: “Estou lançando algo que de fato irá dar retorno financeiro?”
Lima explica que os investidores têm a necessidade de ver as pessoas correrem riscos. “Um exemplo clássico: uma pessoa abandonou o emprego em que ganhava R$ 30 mil e agora ganha só R$ 5 mil como pró-labore para entrar no futuro negócio. Isso quer dizer que essa pessoa também está correndo riscos, fazendo investimento de tempo e com dedicação. Esse é o momento de buscar um investidor profissional para estar atuando na startup”, opina.
O CEO fala ainda que existem várias etapas para o lançamento de uma startup e acredita em alguns passos para conseguir investimentos. “Primeiro você constrói o seu projeto, em seguida transforme em um MVP (versão mais simples de um produto com as mínimas características necessárias para ser inserido no mercado)”, explica. “Após isso, teste todas as suas hipóteses. E por fim, depois de testado, busque um investidor profissional”, alerta.
Lima também ensina como funciona a cabeça dos investidores e avisa que para convencê-los são necessários alguns parâmetros. “Os investidores analisam se a futura empresa possui uma equipe de negócios. Eles querem saber quem são os empreendedores, se a equipe é competente e tem sinergia com o empreendedor, se as pessoas envolvidas no projeto possuem capacidade técnica de entregar o serviço com qualidade, se tem experiência no ramo, examinam qual o modelo de negócio, averiguam como podem ganhar dinheiro com o produto e estudam o mercado”, explica.
Quanto mais o negócio estiver na fase de ideias, mais corre riscos de não ser viabilizado. Para Lima Santos, o investidor almeja um negócio que já esteja em andamento.
Fonte: IB Comunica