Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Combinação de tecnologias – o mundo não será mais o mesmo

Combinação de tecnologias – o mundo não será mais o mesmo

17/11/2020 Armando Kolbe Junior

Esse novo padrão de conectividade poderá proporcionar novas experiências, cada vez mais personalizadas.

Combinação de tecnologias – o mundo não será mais o mesmo

O mundo não será mais o mesmo com a criação de possibilidades infinitas reunindo 5G, inteligência artificial (AI), internet das coisas (IoT), Blockchain e Big Data. O fortalecimento da conectividade é uma promessa de um futuro muito melhor para todos. Inúmeras possibilidades de negócios advêm do uso combinado dessas tecnologias emergentes. Podemos vislumbrar um futuro praticamente interligado por dados e tecnologias que se comunicarão buscando cada vez mais o compartilhamento da sociedade.

A plataforma mobile já é uma das mais adotadas em todo o mundo, com aproximadamente nove bilhões de conexões, entrando agora em uma nova era, a de experiências personalizadas.

O 5G deve ser um divisor de águas, quebrando diversos paradigmas e atuando de forma a facilitar a conectividade inteligente, proporcionando um acelerado desenvolvimento tecnológico e viabilizando novos serviços digitais disruptivos. Esse novo padrão de conectividade poderá proporcionar novas experiências, cada vez mais personalizadas, promover interações inimagináveis e aumentar de forma exponencial o desempenho e a qualidade de muitos serviços.

Nosso dia-a-dia já nos apresenta inúmeros exemplos de como a IoT e outras tecnologias se fazem presentes. Algumas soluções como pulseiras que medem nossa pressão, temperatura, bem como relógios para avaliação de batimentos cardíacos fazem parte desse novo cenário. O rastreamento de veículos, proporcionando a gestão de frotas, coleiras smart para cuidar dos animais de estimação, ou até mesmo aquelas aplicações mais complexas, que participam na automatização de fábricas, melhorando consideravelmente os níveis de eficiência e segurança também são soluções IoT que estão presentes em nosso cotidiano.

O 5G irá proporcionar uma maior capacidade na utilização de sensores e dispositivos que poderão disponibilizar consideráveis benefícios facilitando o nosso cotidiano. Os veículos autônomos terão melhora de performance e aumento da segurança nas operações envolvidas.

Já no varejo, o centro do processo é a tecnologia, ampliando e impulsionando várias questões do segmento com respostas imediatas, interligando com a Inteligência Artificial (IA), direcionando os resultados do negócio, minerando os dados provenientes dos dispositivos, demonstrando quais itens são mais comercializados, necessidades futuras, integrando cada vez mais as aplicações de negócios, gerando valor.

Além disso, a IA está muito longe de ver suas possibilidades esgotadas, podendo crescer e muito, nos mais diferenciados setores. Segundo o Relatório de Tendências de Tecnologia do Future Today Institute, “no máximo em três anos, 50% das pessoas que moram em países desenvolvidos, vão interagir com as máquinas utilizando apenas a voz”.

A “limpeza” dos dados que foram gerados, e como são aplicadas as regras de Machine Learning (ML) e IA, às vezes negligenciado, são fatores importantíssimos para que sejam úteis e façam a diferença nos negócios e no monitoramento e coleta dos dados.

Podemos considerar essa camada de tecnologia como uma rede, por se compor de conexões e nós, em que é necessário monitoramento intensivo para a geração e extração de dados. Esse processo necessita de muita atenção, por tratar-se de uma produção considerável de dados, precisa ser escalável, que depende de um complexo gerenciamento, para que possa atender precisamente aos negócios.

Com tantos dados e informações circulando, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é essencial em nossos dias, dá proteção à informação, acentua a importância da ética na correta utilização dos dados e no compartilhamento destes.

Outra tecnologia com potencial é o Blockchain, auxilia na proteção das redes bancárias móveis e o 5G garante que não haja sobrecarga nessas redes complexas. O Blockchain é usado para facilitar um novo tipo de cidadania digital em alguns países e pode ser utilizado ​​como um índice universal de autoria e edição de conteúdo. Os principais casos de uso dessa tecnologia têm evoluído no campo de serviços financeiros.

Os pequenos e médios negócios (PMEs) não podem ser deixados de lado nesse contexto, em sua maioria, não possuem um grande DTI e muito menos dispõem de um time de especialistas. Esse papel poderá ser assumido pelas operadoras, levando a conectividade para um nível superior, graças aos dados gerados, proporcionando insights de negócios com base nos padrões e diferentes comportamentos dos equipamentos conectados e logicamente monitorados, agregando valor de negócios e servindo de apoio no gerenciamento e o crescimento dessas organizações.

A chegada de tecnologias exponenciais como IA, Blockchain, IoT, Big Data, entre outras tem exercido pressão regulatória e tecnológica nas organizações, modificando toda a arquitetura de negócios e criando modelos inovadores.

Na transformação digital tivemos os consumidores cada vez mais conectados e ansiosos, exercendo pressão de fora para dentro das organizações. Atualmente essa pressão ocorre, além dos consumidores finais, vindo também dos colaboradores e é necessário que ocorra a combinação dessas tecnologias, trazendo novos modelos de negócios, construindo então, a geração de novas soluções.

Uma questão é tida como certa, em levantamentos realizados recentemente, verifica-se que as empresas que querem se manter competitivas na era digital deverão manter seus investimentos em TI, pois há o entendimento que o presente momento é de disrupção, o mercado exige organizações mais ágeis, com respostas rápidas, eficientes, seguras e que saibam atender de forma personalizada seus clientes.

* Armando Kolbe Junior é mestre em Tecnologias e coordenador do curso de Gestão de Startups do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Startup lança jornada para quem quer deixar o consumo de carne e derivados

Healthtech Dei Um Tempo, reconhecida pela metodologia que apoia pessoas na mudança de hábitos indesejados, reúne especialistas e lança um programa especial para este público crescente.

Startup lança jornada para quem quer deixar o consumo de carne e derivados

Mais de 500 startups inscritas no “ilmpact”

Iniciativa do Innovation Latam em parceria com a Fundação Dom Cabral qualifica startups comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

Mais de 500 startups inscritas no “ilmpact”

Startup de logística recebe aporte e investe em nova plataforma de compras de fretes

Everlog atende indústria, varejo e e-commerce e, ao completar cinco anos em 2021, amplia soluções e projeta dobrar de tamanho

Startup de logística recebe aporte e investe em nova plataforma de compras de fretes

Startup aposta em robôs para hiperautomatizar processos

Run2Biz se lançou no mercado dois dias antes da pandemia estourar, superou as dificuldades e hoje já concorre com gigantes internacionais.

Startup aposta em robôs para hiperautomatizar processos

Petrobras divulga 30 startups pré-selecionadas para edital de inovação

Candidatas disputarão, até o fim do ano, aportes para projetos em diferentes verticais tecnológicas.


Startup de contabilidade recebe Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2021

Empresa é reconhecida pelas práticas de gestão e recebe honraria da Latin American Quality Institute.

Startup de contabilidade recebe Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2021

Startup de saúde lança app de carteira digital de vacinas

Solução na nuvem permite centralizar e gerir todos os dados sobre as vacinas tomadas e a serem tomadas por familiares, funcionários e alunos.


Instituto Mauricio de Sousa e a startup Matraquinha fecham parceria

Ação visa levar mais informações sobre o autismo com o personagem André.

Instituto Mauricio de Sousa e a startup Matraquinha fecham parceria

Mobills lança comparador de cartão de crédito

A tecnologia permite que qualquer pessoa analise e compare mais de 67 opções de cartões de crédito existentes no mercado para entender qual mais se adequa ao seu perfil.

Mobills lança comparador de cartão de crédito

Mercur abre inscrições para Programa de Conexão com Startup

Iniciativa que integra o Projeto de Inovação da empresa tem inscrições abertas até o dia 3 de setembro.

Mercur abre inscrições para Programa de Conexão com Startup

MaxMilhas acelera retomada e compra startup no ramo de hotéis

A empresa faz sua primeira aquisição e acelera plano de diversificação em novas verticais do turismo.

MaxMilhas acelera retomada e compra startup no ramo de hotéis

Programa prepara startups mineiras para atraírem investimentos

Capital Empreendedor 2021 visa orientar e capacitar startups para se aproximarem e negociarem com investidores.

Programa prepara startups mineiras para atraírem investimentos