Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quem tem medo do TikTok?

Quem tem medo do TikTok?

05/10/2020 Luiz Alexandre Castanha

No final de 2018, a empresa de tecnologia chinesa ByteDance concluiu uma rodada de investimento de US$3 bilhões.

Quem tem medo do TikTok?

Com uma avaliação de cerca de US$ 75 bilhões, foi catapultada para ser a startup mais valiosa do mundo. Em 2020, os investimentos feitos, em conjunto com a sua gigantesca popularidade, elevaram o seu valor a incríveis US$ 140 bilhões.

Aqueles que não estão familiarizados com o nome ByteDance provavelmente já ouviram falar de seu principal produto, o TikTok. Até maio de 2020, o aplicativo de vídeo foi baixado aproximadamente 2 bilhões de vezes.

O início da pandemia global de coronavírus acelerou ainda mais a sua trajetória. Somente no primeiro trimestre de 2020 foram mais de 315 milhões de novos downloads em todo o mundo - um trimestre recorde para um aplicativo individual, de acordo com a Sensor Tower.

E mais recentemente a aplicação voltou a estampar as manchetes com o anúncio do interesse da Microsoft e da Oracle pela compra da operação, como também a intervenção do presidente americano Donald Trump na venda da fatia americana do aplicativo. Mas quais são os motivos do estrondoso sucesso do TikTok?

Bom, em primeiro lugar está calcado em uma base de usuários jovem e altamente engajada. Como o Facebook fez antes, o TikTok está alavancando um público ativamente engajado, facilitando seu crescimento. 

Nos 155 países onde está presente 90% dos usuários têm idades entre 16 e 24 anos. O número de adultos quintuplicou nos últimos 18 meses e hoje são mais de 800 milhões de usuários, que navegam 52 minutos por dia na plataforma.

Em segundo lugar, o TikTok é um produto feito para ser viral. Os conteúdos envolvem quem os assiste, tanto que os 50 principais criadores de conteúdo têm mais seguidores do que as populações do México, Canadá, Reino Unido e Austrália juntas.

A ByteDance disputa um lugar ao lado de líderes globais de tecnologia como Google, Facebook e Amazon, bem como aplicativos chineses como Baidu e WeChat.

E o seu uso vai muito além da diversão. O TikTok tem sido usado por diversas instituições americanas para a aprendizagem. Escolas também fundaram clubes, utilizando a ferramenta no envolvimento com alunos e explorando o potencial criativo.

Os 15 segundos de duração do vídeo forçam o usuário a se concentrar em uma ideia principal e ser conciso. É o micro e a nano learning provando serem possíveis na prática, dividindo o conteúdo em pílulas.

Fortes tendências na aprendizagem, o TikTok endereça muito bem essas formas de aprendizagem, tendo uma boa aderência inclusive em estratégias corporativas. É usar a criatividade dos colaboradores principalmente explorando esse aspecto de conteúdo concentrado.  

O próprio aplicativo pegou carona no potencial educativo. As hashtags #LearnOnTikTok e #EduTok tiveram juntas mais de 150 bilhões de visualizações, com a empresa patrocinando e fazendo parcerias com grandes especialistas e personalidades do Reino Unido, Estados Unidos e Índia, entre outros países.   

Bom demais para ser verdade? Pode ser. O aplicativo foi acusado pela rede de hackers Anonymous de acessar informações sensíveis do usuário e senadores americanos pediram investigações sobre as políticas de privacidade. 

Uma coisa não se pode negar: essa tecnologia veio para ficar e mais uma vez está revolucionando a forma de ensinar e se comunicar!

* Luiz Alexandre Castanha é especialista em Gestão de Conhecimento e Tecnologias Educacionais. 

Fonte: Conecte Comunicação



Startup lança jornada para quem quer deixar o consumo de carne e derivados

Healthtech Dei Um Tempo, reconhecida pela metodologia que apoia pessoas na mudança de hábitos indesejados, reúne especialistas e lança um programa especial para este público crescente.

Startup lança jornada para quem quer deixar o consumo de carne e derivados

Mais de 500 startups inscritas no “ilmpact”

Iniciativa do Innovation Latam em parceria com a Fundação Dom Cabral qualifica startups comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

Mais de 500 startups inscritas no “ilmpact”

Startup de logística recebe aporte e investe em nova plataforma de compras de fretes

Everlog atende indústria, varejo e e-commerce e, ao completar cinco anos em 2021, amplia soluções e projeta dobrar de tamanho

Startup de logística recebe aporte e investe em nova plataforma de compras de fretes

Startup aposta em robôs para hiperautomatizar processos

Run2Biz se lançou no mercado dois dias antes da pandemia estourar, superou as dificuldades e hoje já concorre com gigantes internacionais.

Startup aposta em robôs para hiperautomatizar processos

Petrobras divulga 30 startups pré-selecionadas para edital de inovação

Candidatas disputarão, até o fim do ano, aportes para projetos em diferentes verticais tecnológicas.


Startup de contabilidade recebe Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2021

Empresa é reconhecida pelas práticas de gestão e recebe honraria da Latin American Quality Institute.

Startup de contabilidade recebe Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2021

Startup de saúde lança app de carteira digital de vacinas

Solução na nuvem permite centralizar e gerir todos os dados sobre as vacinas tomadas e a serem tomadas por familiares, funcionários e alunos.


Instituto Mauricio de Sousa e a startup Matraquinha fecham parceria

Ação visa levar mais informações sobre o autismo com o personagem André.

Instituto Mauricio de Sousa e a startup Matraquinha fecham parceria

Mobills lança comparador de cartão de crédito

A tecnologia permite que qualquer pessoa analise e compare mais de 67 opções de cartões de crédito existentes no mercado para entender qual mais se adequa ao seu perfil.

Mobills lança comparador de cartão de crédito

Mercur abre inscrições para Programa de Conexão com Startup

Iniciativa que integra o Projeto de Inovação da empresa tem inscrições abertas até o dia 3 de setembro.

Mercur abre inscrições para Programa de Conexão com Startup

MaxMilhas acelera retomada e compra startup no ramo de hotéis

A empresa faz sua primeira aquisição e acelera plano de diversificação em novas verticais do turismo.

MaxMilhas acelera retomada e compra startup no ramo de hotéis

Programa prepara startups mineiras para atraírem investimentos

Capital Empreendedor 2021 visa orientar e capacitar startups para se aproximarem e negociarem com investidores.

Programa prepara startups mineiras para atraírem investimentos