Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Startup auxilia empresas a recuperarem crédito de devedores

Startup auxilia empresas a recuperarem crédito de devedores

18/10/2021 Divulgação

Com ajuda de inteligência artificial, empresa já localizou mais de R$ 6 bi em patrimônio durante a pandemia.

Startup auxilia empresas a recuperarem crédito de devedores

Recuperar crédito no Brasil sempre foi uma tarefa difícil: além do tempo e da burocracia, aliada à ineficiência e demora no que tange à papelada e processos, há os altos níveis de inadimplência e a insegurança jurídica. Tanto é que, para tentar reverter este cenário, foi lançado o Indicador de Recuperação de Crédito, pela Serasa Experian, que exibe o percentual de dívidas pagas, a jornada de crédito de maneira integral, os números de negativação e a sua eventual recuperação.

Com o propósito de dar assistência aos credores com dificuldades acerca de localização do patrimônio de devedores, desde o início da pandemia no Brasil, a Leme Inteligência Forense, de Curitiba, já localizou mais de R$ 6 bilhões em patrimônio, auxiliando, assim, empresas que buscam recuperar seu crédito. “Para isso, realizamos uma investigação patrimonial para que, além de termos a oportunidade de localizar o patrimônio do devedor, também consigamos identificar evidências se houve fraude ao credor e, assim, auxiliar nossos clientes na estratégia para a recuperação de crédito”, comenta o CEO da Leme Inteligência Forense, Valdo Silveira.

Para executar o serviço de inteligência, a startup especializada no assunto utiliza ferramentas tecnológicas próprias e inovadoras com estruturas em IA, Big Data, e Machine Learning, desde o começo do processo, com destaque para as análises preliminares do devedor, como a coleta de dados gerais, cujo resultado costuma ser apresentado em formato de “relatório de indícios e evidências”, contendo endereço, dados de participações societárias e até um diagrama de vínculos pessoais, empresariais e familiares.

“Embora a tendência seja que na fase de análise para concessão de crédito já tenham sido coletadas informações, fornecidas diretamente pelo tomador/devedor, é importante validá-las em bases de dados disponíveis. Importante destacar que, dentro dos ditames da Lei Geral de Proteção de Dados, o setor de recuperação de crédito se enquadra na hipótese do legítimo interesse, estando em perfeita conformidade tal coleta, desde que respeitada a forma de tratamento”, salienta Silveira.

Neste sentido, ele alerta que os departamentos de cobrança massificados, os quais, por mais especializados e bem estruturados que sejam, normalmente enfrentam dificuldades no gerenciamento de buscas extrajudiciais, pois estas exigem muito mais acompanhamento que pedidos realizados em juízo. “Para esse fim, existem plataformas que facilitam a promoção das buscas, com uma gestão completa do processo de solicitação e encaminhamento da documentação resultante em âmbito nacional, o que faz com que o credor tenha o trabalho apenas de apontar a direção, as ferramentas tecnológicas que desenvolvemos e utilizamos em nossos projetos de investigação - Plataforma de Busca de Ativos -, são disponibilizadas aos nossos clientes para que eles mesmos possam investigar seus devedores”, finaliza.

Para mais informações sobre startups clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Engenharia de Comunicação



Startup lança solução para integrar a cadeia de frutas, legumes e verduras

OpenSolo desenvolve ferramenta ágil e completa para produtores, varejistas, distribuidores, importadores e exportadores que responda ao dinamismo do mercado de FLV.

Startup lança solução para integrar a cadeia de frutas, legumes e verduras

Como tornar uma startup atraente para investidores

Especialista em investimentos indica os principais passos a serem seguidos pelas empresas que estão em busca de captação.

Como tornar uma startup atraente para investidores

Startup abre inscrições para curso gratuito para formar profissionais de tecnologia

Interessados podem se inscrever até 22/12 e os melhores alunos serão selecionados para programa de trainee.


Como investir com segurança em uma startup?

As startups continuam trazendo resultados surpreendentes e estão movimentando aplicações bilionárias, atraindo cada vez mais o interesse de investidores.

Como investir com segurança em uma startup?

Cinco startups mineiras estão na etapa final do programa Capital Empreendedor

Nos dias 24 e 25 de novembro, as empresas participam do Circuito de Investimentos, em São Paulo. Ao todo, 50 startups de todo o Brasil foram selecionadas.


Travel Tech mineira é reconhecida entre as 25 startups mundiais mais promissoras

Desde a sua fundação, em setembro de 2018, empresa vem revolucionando o mercado de viagens corporativas do Brasil.

Travel Tech mineira é reconhecida entre as 25 startups mundiais mais promissoras

Startup lança plataforma de contratação para mulheres em vulnerabilidade

{reprograma} aumenta a empregabilidade feminina na área tech.


Dez startups investidas pelo BMG UpTech estão entre as mais atraentes do mercado

BMG UpTech identifica as startups cujos negócios sejam viáveis, investe no seu desenvolvimento e as coloca em contato com o mercado.

Dez startups investidas pelo BMG UpTech estão entre as mais atraentes do mercado

Startup de logística Uello expande operação para Minas Gerais

Logtech realiza mais de 7 mil entregas por dia para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Polishop e Etna.


Como uma PME ou startup pode vender para grandes empresas?

Investir no relacionamento com tomadores de decisão e utilizar novos canais para prospecção é o primeiro passo para ter êxito nas negociações.

Como uma PME ou startup pode vender para grandes empresas?

BlackRocks Startups anuncia selecionadas mineiras para o Grow Startups 2021

Grow Startups é um programa aceleração de startups voltado para o crescimento econômico e escalável dos negócios liderados por empreendedores negros.

BlackRocks Startups anuncia selecionadas mineiras para o Grow Startups 2021

Startup gaúcha investe em sistema antifraude

Com análise em duas etapas, Appmax utiliza tecnologia híbrida para analisar fraudes levantadas por sistemas comuns e elevar resultados em até 50% na taxa de aprovação.

Startup gaúcha investe em sistema antifraude