Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Startups trazem inovação e transformam o setor automotivo

Startups trazem inovação e transformam o setor automotivo

29/07/2022 Alan Lewkowicz

De acordo com o Google, mais de 90% das pessoas iniciam a sua busca pelo seu novo automóvel a partir de pesquisas na internet.

Startups trazem inovação e transformam o setor automotivo

 Atualmente no Brasil existem diversos portais, também conhecidos como marketplaces, que oferecem diversas ofertas de carros de particulares, concessionárias, e lojistas, para os clientes que desejam adquirir um bem. 

O mercado segue aquecido e valorizado, tendo batido recorde no ano passado em unidades comercializadas. E assim como não poderia deixar de ser, o setor acompanha o surgimento e crescimento das novas tecnologias que visam focar nas carências ainda existentes para os potenciais consumidores, que estão cada vez mais exigentes na hora de escolha e tomada de decisão.

Nos últimos anos, surgiram diversas startups do segmento que se destacam na criação de plataformas que permitem ajudar e auxiliar o consumidor na escolha do seu veículo novo ou usado, simplificando o processo e garantindo um melhor negócio de forma mais rápida e tranquila, inclusive para quem pretende vender um automóvel. 

O que antes demandava horas do seu dia para levar fisicamente o seu carro até algumas concessionárias, novas empresas passaram a oferecer diversas soluções do mercado para otimizar o processo e tempo gasto.

Hoje, por exemplo, é possível encontrar lojas que vão até a casa do cliente e oferecem o veículo de forma eletrônica, através de um leilão online para centenas de lojistas de uma única vez, tendo a pessoa o direito de aceitar ou não a maior proposta. 

A facilidade encontrada é tanta, que startups já desenvolveram formas de avaliar, fazer uma proposta e pagar pelo automóvel em poucos segundos, encurtando a burocracia e sobretudo agilizando todo o trâmite de negociações presenciais observada antes.

A praticidade e segurança oferecidas nos serviços ajudam a resolver cada vez mais antigos desafios e inovações tecnológicas para o setor, que vai muito além da aquisição de um carro.

Os marketplaces, geralmente pertencentes a alguma instituição financeira, por exemplo, passaram a ofertar em sua carteira de serviços, novas formas e modalidades para produtos como financiamento e seguros a esses clientes que estão buscando ou mesmo comprando os seus automóveis.

E dentro dessa transformação digital automotiva, surge recentemente também um novo MetaSearch de Carros, que consolida num único local, todas as ofertas de todos os portais automotivos, que são concorrentes entre si.

O processo visa ajudar o comprador a entender se aquela oferta está numa condição boa financeiramente ou se aquele carro oferece as características e os opcionais que aquela pessoa está interessada, como a eficiência energética e consumo de combustível do selo Inmetro. Sendo essa a primeira startup a explorar a busca pelo automóvel.

A melhora e simplificação da cadeia automotiva, aplicada com processos de inovação e tecnologia, observados nesses novos portais e aplicativos, cada vez mais resultam em experiências otimizadas. Com foco e atuação nas principais dores existentes nos serviços oferecidos hoje aos potenciais clientes, assegura-se relacionamentos personalizados que permitirão economia de tempo e dinheiro na hora da tomada de uma decisão de compra e venda de um veículo.

* Alan Lewkowicz é administrador de empresas (ESPM) e CEO da ComparaCAR. Foi Diretor de Operações do Grupo Aba e sócio conselheiro da Maestro Frotas.

Para mais informações sobre setor automotivo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vervi Assessoria de Imprensa



Qual o papel dos investidores na hora de avançar o negócio para outro país?

Discussões sobre a importância de internacionalizar startups têm se tornado assunto frequente nos últimos anos.

Qual o papel dos investidores na hora de avançar o negócio para outro país?

Dez startups mineiras seguem para a etapa de mentorias do Capital Empreendedor

Empresas vão receber orientações personalizadas para melhorias e adequações no modelo de negócios e outros processos.


15 startups japonesas buscam oportunidades para emplacar negócios e parceiros no Brasil

Selecionadas pelo ScaleUp in Brazil, startups são das áreas de energia, tecnologia limpa, agritech, fintech, healtech.

15 startups japonesas buscam oportunidades para emplacar negócios e parceiros no Brasil

Como a chegada do 5G deve impactar startups no Brasil

A expectativa é que a tecnologia ofereça velocidade de conexão até 10 vezes mais rápida que a 4G.

Como a chegada do 5G deve impactar startups no Brasil

Demissões em startups: vale a pena buscar um emprego nessas empresas?

Startup mineira Price Survey anuncia expansão para sete países

Especializada em pesquisa de mercado, empresa quebra fronteira e atuará no segmento de bebidas em nove cidades internacionais.

Startup mineira Price Survey anuncia expansão para sete países

Startup lança solução para criação de anúncios com filtro de realidade aumentada

Com a nova ferramenta, marcas como a Hyundai tem acesso a inteligência, design e desempenho de publicidade em AR.

Startup lança solução para criação de anúncios com filtro de realidade aumentada

Startup lança selo de impacto social que reconhece profissionais e empresas tech

Selo premiará os profissionais e empresas que mais investiram em educação e contratação de talentos de tecnologia.

Startup lança selo de impacto social que reconhece profissionais e empresas tech

App de alimentação para centros universitários é criado no CEUB

Para eliminar filas, estudantes criam sistema digital de "encomenda" de refeições para o intervalo das aulas

App de alimentação para centros universitários é criado no CEUB

30 startups de Minas Gerais participam do Programa Capital Empreendedor

Mais da metade das selecionadas têm mulheres como fundadoras.


Como atua a startup brasileira focada na logística dos setores agro e alimentício

Voltada ao comércio digital de alimentos, FreeHub permite negociações diretas de produtores, importadores e fabricantes com os varejistas de todo o país, sem intermediários.

Como atua a startup brasileira focada na logística dos setores agro e alimentício

Startup inicia suas operações como a primeira plataforma de negócios para o mercado agro

FreeHub atua no comércio digital de alimentos permitindo negociações diretas de produtores, importadores e fabricantes com os varejistas de todo o país, sem intermediários.