Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dez técnicas para deixar suas fotos mais profissionais

Dez técnicas para deixar suas fotos mais profissionais

24/09/2014 Da Redação

As técnicas fotográficas apresentam um diferencial em relação às câmeras automáticas.

A fotografia tem se popularizado cada vez mais, pelo aumento de aparelhos que registram imagens com alta qualidade e pelo entusiasmo das pessoas por essa arte.

As técnicas fotográficas, entretanto, ainda apresentam um diferencial em relação às câmeras automáticas e filtros presentes no mercado atualmente.

O aspecto profissional à imagem é conferido com o conhecimento e a manipulação precisa do equipamento, por meio de técnicas que transformam totalmente uma imagem. Saiba 10 delas para registrar momentos da melhor forma possível.

Iluminação
A luz é o fator central de qualquer boa fotografia. A iluminação correta consegue transformar qualquer retrato banal em uma imagem surpreendente e de extremo apelo visual. A luz natural deve ser usada a seu favor, aproveitando bem a iluminação fornecida pela luz do sol e seu reflexo em diversas superfícies. É preciso saber brincar com a luz, utilizando as sombras e a forma como ela interage com as texturas e cores. Trabalhar com a luz é uma maneira excelente de melhorar as fotografias, com a dureza e suavidade proporcionada pelo sol.

Bokeh
O efeito Bokeh surgiu no Japão e vem da pronúncia de “blur” na língua japonesa. Ele consiste simplesmente em utilizar criar efeitos interessantes ao distorcer as imagens. A falta de foco em alguns momentos produz focos de luz que se destacam e enchem de cor a imagem, principalmente com a utilização de lâmpadas, holofotes ou outras fontes de luz. O efeito é muito fácil de ser executado, utilizando o foco da câmera e um fundo mais claro, com luzes, deixando essa parte fora de foco. Assim, as fotos ganham um encanto maior, com um colorido supermoderno.

Regra dos terços
Essa regra vem da matemática e é utilizada desde a arquitetura antiga para a construção de templos e palácios. Ela baseia-se na proporção áurea, que se repete em vários elementos da história e da natureza. Na fotografia, basta utilizar uma grade com três partes horizontais e verticais, na mesma medida. As junções são os pontos que atraem a maior atenção dos olhares e em um desses pontos deve estar focalizado o objeto central da imagem. Por meio dessa grade é possível ver que o melhor enquadramento não é aquele que centraliza a imagem, mas o que a direciona para os cantos.

Tempo de exposição
O tempo de exposição é a peça chave responsável por diversas imagens icônicas. Por meio dela, o obturador da câmera fica aberto por mais tempo, deixando que a luz entre por um período mais longo, registrando todos os movimentos de luz daquele instante na foto. Utilizado principalmente em locais escuros, esse recurso produz pinturas com luz que deixam o rastro em meio ao ambiente mais escuro. Todo o processo exige sempre o uso de um bom tripé para ser executado, já que qualquer leve movimento pode comprometer todo o processo e deixar a imagem borrada.

Hora mágica
Fotografia é também uma arte de saber aproveitar o melhor que a natureza pode oferecer. Uma técnica envolve um horário do dia conhecido como “a hora mágica”. Um dos maiores segredos dos fotógrafos, esse momento traz a iluminação perfeita para a fotografia de paisagens, pois a luz incide horizontalmente de forma mais suave e bela nas superfícies. Essa hora varia conforme a localização e a época do ano, mas é entre meia-hora antes e meia-hora depois do nascer e do pôr-do-sol, basta consultar alguma previsão meteorológica.

Flash
O flash é um instrumento que deve ser utilizado com precaução. Ele é uma iluminação artificial e seu uso é arriscado, pois muitas vezes pode produzir um efeito exagerado ou um brilho extremo em rostos. Entretanto, quando utilizado na medida certa, consegue realçar algumas áreas da face ou de algum objeto, tornando-os mais atrativos. A luz também preenche algumas áreas que ficam escurecidas dependendo do ângulo que a luz incide, dando mais detalhes ao que é fotografado.

Contra-luz
Se por um lado a luminosidade correta ajuda o objeto, o contrário também pode criar efeitos incríveis. Essa técnica aproveita a luz que bate contra algum objeto fotografado, tirando os detalhes da frente e fornecendo uma silhueta demarcada pela luz que vem do fundo da imagem. A ideia é aproveitar essa luz que emana diretamente para a câmera, produzindo um efeito de realce nos contornos e dando toques artísticos para a fotografia.

Foco
O foco tem se tornado peça central da construção de muitas fotos e, quando bem executado, produz um resultado estético maravilhoso. Ele dá todo o destaque ao elemento central registrado e produz uma noção de profundidade de campo muito maior. A ideia do foco recria muitos dos recursos da própria visão humana, que tende a manter nítido apenas o objeto visto em primeiro plano, reconstruindo esse comportamento cerebral em imagens.

Lens flare
Mais um efeito que envolve a luz, o lens flare surgiu como um defeito em diversos casos. Isso porque ele se trata de algumas distorções dos raios de luz que entram diretamente na lente da câmera. Isso provoca alguns resultados de cor e luz que, quando rebate nas bordas do vidro da lente, geram círculos de luz e “manchas” na foto. A estética proporcionada é moderna e recria a sensação do sol batendo nos olhos, com um ar moderno e especial.

Detalhes
A fotografia gera muito mais atrativo quando supera as dimensões reais do olho humano. Ou seja, quando as imagens registradas mostram algo que não vemos cotidianamente a olho nu, expondo detalhes e relevos impressionantes. Assim, uma excelente técnica fotográfica é explorar a função “macro” das câmeras, expondo detalhes com maior nitidez e atraindo a atenção dos olhares mais desatentos.



Porsche lança seus primeiros carros elétricos

Montadora alemã aposta em um esportivo de luxo para competir com a Tesla.

Porsche lança seus primeiros carros elétricos

Apple projeta óculos de realidade aumentada

Não há uma palavra oficial sobre a data de lançamento do possível AR da Apple, mas é provável que seja até o final de 2020.

Apple projeta óculos de realidade aumentada

Rússia envia seu primeiro robô humanoide ao espaço

Em 2011, os Estados Unidos enviaram um robô humanoide ao espaço.

Rússia envia seu primeiro robô humanoide ao espaço

Internet 5G estará disponível em 60% do mundo até 2025

Estudo encomendado pela chinesa Huawei prevê que 6,2 bilhões de pessoas terão acesso à tecnologia.

Internet 5G estará disponível em 60% do mundo até 2025

Aplicativo facilita carregamento de dispositivos eletrônicos

Keep Charged permite localizar pontos de carregamento de celular, banheiros públicos e até sinal de Wi-fi.

Aplicativo facilita carregamento de dispositivos eletrônicos

Brasil sofreu 15 bilhões de ataques cibernéticos em 3 meses, diz estudo

Ameaças cibernéticas estão crescendo em ritmo alarmante, tanto em quantidade quanto em sofisticação.

Brasil sofreu 15 bilhões de ataques cibernéticos em 3 meses, diz estudo

Como o uso de drones vem transformando a construção civil

Tecnologia é capaz de otimizar o tempo, reduzir custos e aceleração dos resultados.

Como o uso de drones vem transformando a construção civil

Living Lab – como será o futuro das cidades?

“Além de uma vitrine para que prefeitos possam ver o funcionamento das tecnologias num ambiente real, o Living Lab é um grande local de testes”.

Living Lab – como será o futuro das cidades?

Brasil cai duas posições no principal ranking internacional de inovação

Desempenho no Índice Global de Inovação reforça necessidade de investir em inovação no país.

Brasil cai duas posições no principal ranking internacional de inovação

Hub de inovação em bionegócios lança nova oportunidade para startups

BiotechTown abre inscrições para a 2ª edição de Programa de Desenvolvimento de Negócios, com investimentos de R$ 150 mil por empresa.


Rumo e Senai lançam edital de inovação para o setor ferroviário

Processo irá selecionar projetos de inovação para o desenvolvimento de soluções tecnológicas em materiais e estruturas para a logística ferroviária.

Rumo e Senai lançam edital de inovação para o setor ferroviário

Cinco inovações que surgiram de um erro

Conheça os produtos que hoje são sucesso mas que nasceram de erros.

Cinco inovações que surgiram de um erro