Empresas avaliam combustível renovável para jatos
Empresas avaliam combustível renovável para jatos
A Embraer, General Electric e Amyris anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento para avaliar os aspectos técnicos e de sustentabilidade do combustível renovável da Amyris para jatos.
A iniciativa pode resultar em um voo de demonstração de um E-Jet da Embraer de propriedade da Azul Linhas Aéreas utilizando motores GE no início de 2012.
O objetivo é acelerar a introdução de um combustível renovável para jatos capaz de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e oferecer uma alternativa sustentável de longo-prazo para combustíveis para jatos derivados de petróleo.
"Tornar os céus mais limpos é uma tarefa bastante complicada e requer amplo comprometimento e expertise da indústria”, afirma Frederico Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Esta parceria com empresas de alto nível certamente representará um importante passo nesse desafio.”
O combustível renovável para jatos desenvolvido pela Amyris é uma alternativa promissora aos combustíveis para jatos convencionais derivados de petróleo. Feito com base na cana-de-açúcar, a proposta é oferecer segurança no fornecimento, aspecto renovável, estabilidade no preço e significativa redução das emissões de gases de efeito estufa em comparação à atual base de combustíveis para jatos.
O novo combustível já foi testado pelo Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos, Instituto de Pesquisas Southwest, GE Aviation e outras indústrias.
A Amyris produz seu combustível renovável utilizando a recente tecnologia de biologia sintética. Por meio da alteração do metabolismo de micro-organismos, como em leveduras, a Amyris é capaz de produzir “fábricas de processamento” que transformam o açúcar em uma grande variedade de produtos renováveis, incluindo diesel, combustível para jatos e produtos químicos de alto desempenho.
Fonte: Egom Assessoria de Imprensa