Empresas de desenvolvimento e manutenção de aplicativos crescem no país
Empresas de desenvolvimento e manutenção de aplicativos crescem no país
Dados do Empresômetro revelam que atualmente, cerca de 70 mil empresas oferecem esse serviço.
Somos um país de pessoas conectadas. Os dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores e tablets passaram de ferramentas de trabalho a melhores amigos, o que fez com que a vida fosse gerenciada em apenas um click. São aplicativos de finanças, transporte, alimentação, paquera, um infinito de possibilidades digitais.
Dados do Empresômetro, empresa especializada em inteligência de mercado, revelam que cerca de 70.400 empresas atuam diretamente na área de desenvolvimento e manutenção de programas de computador e aplicativos, sinal de que somos um país que investe em tecnologia.
“Esses números se mostram ainda mais expressivos quando analisamos ano a ano a criação de empresas nesse segmento. Em 2014, por exemplo, abriram 3.670 empresas, já em 2019, até agora, são 6.379 aberturas, ou seja, um aumento de quase 100%”, afirma o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.
Quando o assunto é o porte desses desenvolvedores, 67.748, ou seja, a maioria, são pequenas empresas, o que revela que houve investimento em capacitação pessoal para o desenvolvimento de serviços complexos, como a criação de aplicativos.
“Hoje em dia, com treinamento especializado e uma boa ferramenta, é possível desenvolver um serviço inovador e de qualidade”, destaca o CEO.
Entre os estados onde estão localizadas as empresas que desenvolvem esse serviço, o pódio fica com São Paulo, são 36.220 empresas; em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com 5.287 e em terceiro, o Paraná, com 5.229.