Hard Rock Café investe em tecnologia brasileira de IoT
Hard Rock Café investe em tecnologia brasileira de IoT
Em parceria com a startup ChoppUP, a unidade de Curitiba serve as bebidas por meio de uma máquina que enche os copos de baixo para cima
Com um conceito de adoção de soluções inteligentes – como uso racional da água, eficiência energética, redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos – o Hard Rock Cafe colocou em funcionamento as novas chopeiras da ChoppUP, startup brasileira de IoT (Internet das Coisas), que desenvolve equipamentos de alta eficiência para o dispensamento de líquidos e presta serviços de monitoramento de dados.
Em apenas uma semana de uso dos novos dispositivos, que servem a bebida pelo fundo do copo, o restaurante registrou uma redução de 17% no desperdício. O restaurante ainda viu a produtividade de equipe dobrar: a mesma quantidade de pessoas consegue servir o dobro de copos num mesmo período, além de conseguir realizar outras atividades simultâneas ao serviço.
"Os benefícios são precisamente monitorados pelo nosso sistema de sensoriamento que já vem instalado nos equipamentos e captura os dados do serviço, transmitindo-os em tempo real para o nosso sistema de gerenciamento – não é possível gerenciar o que não se pode medir", explica Bruno Salman, CFO da ChoppUp.
Com 18 saídas de bebidas, as chopeiras estão instaladas em quatro pontos de serviços do estabelecimento, disponibilizando cinco tipos de chopes. A solução moderna e tecnológica é atrativa aos olhos dos clientes e também dos proprietários. Por meio de uma válvula acoplada no fundo dos copos e canecas, sejam de vidro, plástico ou metal, é possível aproveitar até 99% do barril.
O Hard Rock Cafe Curitiba é o primeiro a utilizar o sistema de detecção de barril vazio, também desenvolvido pela startup que, por meio do aplicativo, avisa o funcionário quando o barril de chope está prestes a terminar, evitando ainda mais desperdício do líquido e atraso no processo de troca.