Portal O Debate
Grupo WhatsApp

IA criativa: uma aliança entre humano e máquina na criação da arte

IA criativa: uma aliança entre humano e máquina na criação da arte

13/07/2022 Marcelo Pontieri

Um termo que se tornou popular nos últimos anos é o do "ócio criativo".

IA criativa: uma aliança entre humano e máquina na criação da arte

Apesar do receio de muitos, de que as inteligências artificiais (IAs) tomem o lugar de criação dos humanos, ganhando a capacidade de serem criativas e imaginativas, essas ferramentas têm contribuído, e muito, para que artistas humanos possam se dedicar ao que fazem de melhor: fazer boa arte.  

Um termo que se tornou popular nos últimos anos é o do "ócio criativo". Esse estado humano, estudado e detalhado por pensadores como o sociólogo italiano Domenico De Masi, descreve um estado em que não se está realmente ocioso, mas sim aberto a possibilidades de criação, com foco total em uma atividade que incentiva a imaginação, algo separado da correria cotidiana de tarefas ligadas ao trabalho, ao cuidar da casa, pagar contas, etc. Esse é um estado complicado de se atingir em tempos tão atribulados e inundados de informação, mas ele está sendo proporcionado a muitos artistas da atualidade justamente pela inteligência artificial.  

As chamadas IAs criativas estão longe de tirarem o emprego de artistas, sejam eles de que área forem (literatura, música, cinema, etc.), mesmo que automatizem diversas atividades e até gerem a ilusão de motivação na criação de diversas obras de arte. Na verdade, a palavra-chave é justamente a motivação. Por melhor que seja uma IA, toda a sua motivação, por mais que pareça que não, é derivativa de quem a desenvolveu. Ou seja, ela não organiza uma obra-prima por sua própria iniciativa, vontade ou imaginação, mas trafega por padrões que considera positivos para criar algo. Algo criado por uma IA pode ser belíssimo, mas a IA não entende o porquê fez aquilo. Não há mensagem a ser passada pela IA, mas há uma mensagem sendo passada pelo artista que a utilizou para criar a obra. 

Um bom exemplo está na criação de conteúdo para programas de entretenimento. As IAs de diversas companhias de streaming, por exemplo, identificam tendências, estudam recepção e comportamento e geram roteiros que podem render algo muito interessante e divertido, mas elas trabalham buscando atender a desejos e urgências humanas, ou seja, nem mesmo nesse caso, a motivação é da IA. 

Mais importante do que isso, as IAs estão ajudando a arte, e muito, possibilitando a subversão de conceitos, facilitando a criação, extrapolando detalhamentos, automatizando trabalhos “braçais” dentro do cotidiano artístico, dando voz aos que tem imaginação e uma mensagem, mas não a habilidade com uma determinada ferramenta de arte, e poupando o artista, seja ele de qual ramo for, para dedicar-se ao seu ócio criativo. Hoje o artista pode deixar a máquina trabalhando no que é secundário à sua criação, enquanto ele organiza a motivação, o quebra-cabeças de mensagem e sentimento que quer transmitir. 

Artistas como o alemão Mario Klingemann são exemplos muito claros disso. Conhecido por seu trabalho envolvendo redes neurais, códigos e algoritmos, Klingemann usa todo o potencial da IA e do machine learning para criar pontos de vista artísticos, com obras que discutem o sentido que o espectador dá à uma obra, e até possibilita mostrar como as percepções mudam com a perspectiva.  

Como membro de uma empresa pioneira no uso de IA, sempre entendi que essa tecnologia veio para somar, não substituir. É o que vemos em nossa plataforma NVIDIA Canvas, por exemplo. Nela, os criadores podem desenhar de forma simples, contando que a IA dará detalhes, profundidade, realismo e qualidade de imagem, de forma automática, mas é o criador quem decide o que quer representar e o que quer dizer com isso, inclusive determinando a quantidade de detalhes. 

Uma situação semelhante ocorreu quando a fotografia surgiu, e muitos acharam que a pintura morreria. O que realmente ocorreu foi que os artistas buscaram novos meios de representar o que queriam em tela, sem a necessidade do realismo da imagem como foco de seu trabalho. O que se desdobrou em diversos outros movimentos artísticos, que não tem seu foco em serem “fotográficos”, mas se focam em outros aspectos da arte, como o que é visto no surrealismo, impressionismo e modernismo, por exemplo. 

As IAs criativas, além disso, possuem diversas outras frentes de atuação e potencial, como na facilitação de comunicação entre pessoas, já que cada vez mais elas podem compreender e transmitir ideias da linguagem humana.  

A criatividade não é usada apenas na criação de arte, por si só, mas também faz parte da comunicação, por exemplo. A NVIDIA Maxine é uma plataforma que permite diversas facilitações de comunicação, geradas por IA, baseando-se no entendimento criativo da linguagem humana. Uma das possibilidades da plataforma é possibilitar diálogos em línguas diferentes em uma mesma videoconferência. Todos os participantes entendam o que é dito em suas línguas nativas e podem falar livremente, deixando a IA fazer as traduções de fala.  

A despeito dos temores que alguns têm das máquinas que sempre acompanharão as transformações tecnológicas e o comportamento humano, é possível observar, nas IAs criativas, as grandes próximas aliadas da arte, da comunicação e da interação humana.

* Marcelo Pontieri é gerente de marketing da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. 

Para mais informações sobre Inteligência Artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sing Comunicação de Resultados



Nova tecnologia 5G: entenda o que vai mudar

Avanços deverão acontecer de maneira gradativa e acompanhar o crescimento territorial da própria rede.

Nova tecnologia 5G: entenda o que vai mudar

Supermercados implementam biometria facial em pontos de vendas

Tecnologia da Payface, fornecida para a rede D'Ville Supermercados, assegura processo de pagamento 9x mais rápido que métodos tradicionais e reduz filas no checkout.

Supermercados implementam biometria facial em pontos de vendas

Apple deve aumentar preços do iPhone 14

Preço médio da venda de mercadorias no varejo deve subir cerca de 15%.

Apple deve aumentar preços do iPhone 14

Como um profissional pode se destacar na área da tecnologia?

No Brasil existe uma carência de profissionais de Tecnologia da Informação de mais de 408 mil postos de trabalho, segundo dados da Softex.

Como um profissional pode se destacar na área da tecnologia?

Internet 5G, um salto de qualidade

A internet 5G já é realidade no Brasil.

Internet 5G, um salto de qualidade

Tecnologia edifica conexões entre o mundo virtual e o mundo concreto da construção civil

O uso da IoT aliada à automação ainda está em fase inicial no Brasil.

Tecnologia edifica conexões entre o mundo virtual e o mundo concreto da construção civil

Sinal 5G chega a Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre

Estreia da tecnologia foi feita em Brasília.

Sinal 5G chega a Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre

Projetos-piloto são vitais para alavancar o 5G no Brasil

A meta de início das operações do 5G são bem ambiciosas.

Projetos-piloto são vitais para alavancar o 5G no Brasil

Anatel autoriza o 5G em Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa

Operadoras poderão ativar suas redes a partir do dia 29 de julho.

Anatel autoriza o 5G em Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa

Dicas para crescer e ser promovido na área de tecnologia

A área da Tecnologia da Informação (TI) vive um dos melhores cenários no mercado de trabalho.

Dicas para crescer e ser promovido na área de tecnologia

EMBRAPII e BNDES vão investir R$ 25 milhões em Economia Circular

Fomento irá apoiar o desenvolvimento de soluções e tecnologias nas áreas de nanotecnologia, manufatura integrada, beneficiamento e purificação de resíduos da indústria mineral, entre outras.

EMBRAPII e BNDES vão investir R$ 25 milhões em Economia Circular

Tecnologia foca na gestão da indústria de fertilizantes

Ferramenta criada pela Agrotis atende clientes em todo Brasil.

Tecnologia foca na gestão da indústria de fertilizantes