MasterCard anuncia expansão de pagamentos com selfies
MasterCard anuncia expansão de pagamentos com selfies
Quase 75% dos usuários esperam que eles diminuam as fraudes.
Os participantes holandeses do primeiro piloto de alcance mundial da MasterCard e os Serviços de Cartões Internacionais (SCI) abraçam a nova tecnologia, em que os consumidores podem efetuar pagamentos on-line, usando uma impressão digital ou uma selfie.
Nove de cada 10 participantes indicam que eles gostariam de substituir a sua senha pela identificação biométrica de forma definitiva. Quase 75% dos usuários estão convencidos de que os pagamentos biométricos irão diminuir as fraudes.
Os 750 titulares de cartão ABN AMRO têm conseguido efetuar suas compras on-line com facilidade, sem códigos de pin, senhas ou códigos de confirmação ao longo de seis meses.
O pagamento por biometria, enquanto tecnologia do futuro, recebeu com entusiasmo o apoio do entusiasmo dos participantes do teste. Após o piloto, a grande maioria deseja continuar utilizando uma impressão digital e/ou reconhecimento facial (77%) para efetuar pagamentos.
"O consumidor holandês é muito progressista no sentido de abraçar novas tecnologias. Nosso país é o líder internacional em pagamentos fáceis, seguros e eficientes", diz Arjan Bol, Gestor da MasterCard Holanda.
"Estamos agora analisando as possibilidades de integrar a nossa tecnologia com os aplicativos bancários e dos gigantes da tecnologia, para tornar o pagamento por meio de uma selfie ou impressão digital ainda mais fácil.”
O lançamento do piloto na Holanda levou a um interesse comercial em todo o mundo. Desse modo, a MasterCard prevê lançar essa tecnologia nos EUA, Canadá e em partes da Europa entre os meses de junho e setembro de 2016.
Os cartões contactless, smartphones e smartwatches já têm proporcionado nos estabelecimentos novas experiências de pagamentos por biometria. Os e-consumidores, por sua vez, aguardam a mesma experiência de pagamentos nas lojas virtuais.
Os participantes holandeses do primeiro teste mundial da MasterCard e SCI estão especialmente otimistas por conta da facilidade de utilização dos pagamentos biométricos: entre os entrevistados, 95% dos usuários da impressão digital e 80% de reconhecimento facial declararam que as compras ficaram mais cômodas com o uso da biometria.
Além da comodidade, os participantes estão convencidos da segurança dos pagamentos biométricos.
"A biometria, ao contrário das senhas, garante a comodidade. As pessoas esquecem senhas, tornando o processo de pagamento desnecessário, longo e complexo; por isso, esperamos que as senhas lentamente se tornem obsoletas em favor de uma alternativa de mais fácil utilização, como a identificação biométrica", diz André Ijbema, Gerente do Setor de Gestão de Riscos, no SCI.
A verificação digital identifica os usuários que utilizam características individuais únicas, como a impressão digital ou o rosto.
O consumidor receberá um pop-up em seu celular ao efetuar o pagamento na loja virtual, tempo necessário para autorizar a transação por meio de sua impressão digital ou reconhecimento facial.
Na MasterCard, a segurança vem em primeiro lugar, como demonstrado por uma longa história de liderança na indústria, por meio de investimentos e inovações que oferecem várias camadas de tecnologia - como o EMV, tokens, alertas de localização, MasterCard Safety Net e o IQ Series – buscando proteger cada transação.
Como resultado, a MasterCard tornou-se a forma mais segura, simples e inteligente de se efetuar pagamentos.