Sistema de comunicação sem fio é premiado
Sistema de comunicação sem fio é premiado
O projeto de um sistema de comunicação em banda larga sem fio para apoio às equipes de campo, desenvolvido pelo CPqD e utilizado por Furnas Centrais Elétricas S.A., foi premiado como um dos melhores trabalhos técnicos do XX Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE).
O trabalho premiado é resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento que começou em 2006. "O objetivo era dar mais flexibilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de comunicação na área de operação e manutenção das linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão", explica Marcos Guimarães Castello Branco, coordenador do projeto no CPqD.
No ano passado, um piloto do sistema - que utiliza a tecnologia Wi-Fi 802.11g - foi instalado na infraestrutura de Furnas, em torres de alta tensão e interconectado a um par de fibras ópticas nas linhas que interligam subestações nos municípios de Nova Iguaçu e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Por meio desse sistema, as equipes responsáveis pela operação e manutenção das linhas de transmissão de Furnas acessam os bancos de dados da empresa, em banda larga e com custo mais baixo em relação a outras tecnologias - como sistemas celulares e rádios VHF.