Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sua empresa pode estar perdendo milhões!

Sua empresa pode estar perdendo milhões!

03/05/2017 Da Redação

Este dinheiro pode ser recuperado se forem adotadas medidas de proteção.

Sua empresa pode estar perdendo milhões!

Sabe onde? Com a deterioração de seus ativos pela corrosão. Este dinheiro pode ser recuperado se forem adotadas medidas de proteção.

Corrosão é uma deterioração de um material, geralmente metálico, por uma reação química ou eletroquímica com os elementos presentes no meio ambiente ao seu redor.

Esta reação acontece naturalmente porque todos os metais tem a tendência de voltar ao seu estado natural, geralmente óxido de ferro.

Quando a corrosão acontece a água estará presente de alguma forma, por exemplo, umidade, condensação, chuva, maresia e atua como meio condutor.

Desenvolvimento da Corrosão

A corrosão acontece nas superfícies metálicas tipo roscas ou parafusos, em válvulas e flanges, na máquina agrícola, em nosso carro ou trator, bicicleta, geladeira ou refriadores de leite, no ar condicionado, em câmaras frigoríficas e em muito mais lugares.

Ela começa nas superfícies metálicas e se não for tratada pode penetrar e até perfura-las. Geralmente a corrosão tem uma cor avermelhada e marrom.

Ela pode ser localizada, mas também ser generalizada se não for tratada a tempo.

Outro aspecto é que pode acontecer em baixo de tintas e revestimentos e também em uma superfície contaminada.

Fatores que influenciam o desenvolvimento da Corrosão

Existem vários fatores que influenciam o desenvolvimento da corrosão que são:

Fatores naturais: como umidade, chuva, temperatura, atmosferas salinas, ozônio, areia, poeira, radiação solar, insetos, passaros, frangos, gado e microrganismos.

Fatores humanos: como poluição industrial, etapas de manufatura, condições de armazenamento e transporte.

Metais usados: os metais tem diferentes resistências à corrosão, alguns se corroem mais rápido que outros.

Pelo contato de dois metais diferentes: quando dois metais diferentes são conectados a tendência e se ter uma corrosão galvânica.

Na região das áreas de anodo e cátodo: dependendo do tamanho das áreas a corrosão pode ser acelerada ou diminuir. Por exemplo, se a superfície do metal de sacrifício (anodo) for menor que a superfície do metal menos ativo (Cátodo) a corrosão irá se propagar rápido e severamente. Mas, se a superfície do metal de sacrifício (anodo) for maior a corrosão ocorrerá mais devagar e superficial.

Pelo clima: os ventos mais quentes, mais úmidos, temperaturas mais altas, orvalho, nevoeiros, tudo isso influencia no desenvolvimento da corrosão. Por exemplo, altas temperaturas ajudam a acelerar o desenvolvimento das reações químicas e promovem uma aceleração no processo de corrosão. Em regiões de temperaturas mais frias e ar mais seco, o desenvolvimento da corrosão e mais devagar.

Deserto: clima quente, vento forte e com muita poeira de areia, ajudam a acelerar o desenvolvimento da corrosão. Ao mesmo tempo, temperaturas frias durante a noite, alta umidade, ajudam no desenvolvimento da corrosão.

Atmosferas agressivas: áreas industriais e locais perto da costa são onde encontramos as atmosferas mais agressivas. Devido a poluição, fumaça, queima de gases e nos locais próximo ao mar devido ao sal, o desenvolvimento da corrosão e mais acelerado. Zonas mais afastadas da costa sofrem menos corrosão.

Ataque microbiológico: micro-organismos podem acelerar o desenvolvimento da corrosão. Bactérias aeróbias precisam de oxigênio para viver já as anaeróbias não precisam.

Estresse mecânico: processos de manufatura e manutenção como estampagem, soldagem, moldagem e tratamentos de calor podem gerar estresse mecânico e influenciar no desenvolvimento da corrosão.

Tempo: quanto mais tempo se passa, o metal naturalmente vai desenvolvendo o processo de corrosão.

Fabricação: o processo de fabricação deve ser analisado para prevenir corrosão. Vários fatores ajudam no desenvolvimento da corrosão entre eles: perfuração, metais não compatíveis, design de peças e outros.

Armazenamento: dependendo do material utilizado para armazenar os equipamentos ou metais os mesmos podem acelerar ou diminuir o desenvolvimento da corrosão. Plásticos tem a tendência de deixar oxigênio entrar ou sair das embalagens com o tempo.

Para combater estes graves problemas foram desenvolvidos nos Estados Unidos inibidores de corrosão, biodegradáveis, que são aplicados nos equipamentos para eliminar e preservar os ativos das empresas que podem estar se deteriorando com o tempo.

São milhões de reais que são desperdiçados anualmente se não forem tomadas providências urgentes.

No Brasil, a Cortec Presserv é uma empresa especializada no combate à corrosão em suas mais variadas formas fornecendo produtos e serviços para limpeza e preservação de ativos.

Para isso utiliza produtos Cortec Corporation, líder mundial na fabricação e desenvolvimento de inibidores de corrosão de avançada tecnologia.

A empresa possui uma equipe de profissionais qualificados e certificados pela Cortec Corporation para assessoria, aplicação e monitoramento dos serviços de preservação , garantindo a maior eficácia no combate a corrosão.

Atua em diversos setores da indústria, dentre eles: petróleo e gás, metal mecânica, energia, automobilística, agronegócio, entre outros.

Os produtos Cortec foram desenvolvidos pensando no meio ambiente e nos profissionais que manuseiam por isto, grande parte dos produtos são biodegradáveis e atóxicos com certificação ISO 14001.

Dentre os serviços oferecidos estão também disponíveis soluções de gerenciamento em projetos voltados à hibernação, preservação e conservação de plataformas marítimas, máquinas, equipamentos e estruturas, contra qualquer tipo de corrosão, consultoria e gerenciamento de soluções anticorrosivas para embalagens, armazenamento e transporte de peças, máquinas, grandes equipamentos e estruturas metálicas; para pequenas, médias e grandes empresas.

Veja no slide show abaixo algumas soluções que a Cortec Presserv pode oferecer a seus clientes.

Para mais informações visite o site www.cortecpresserv.com.br

Em Minas Gerais fale com nosso consultor pelo telefone (31) 3275-4358 (Eduardo Nobre)



Campus Party deve reunir 70 mil pessoas em Brasília

Serão mais de 350 horas de programação em cinco dias de duração

Campus Party deve reunir 70 mil pessoas em Brasília

O futuro dos meios de pagamento por aproximação

Imagine pagar o metrô, mercado, cinema e restaurante com o mesmo cartão, sem levar nem um segundo sequer para fechar cada uma dessas transações.

O futuro dos meios de pagamento por aproximação

Brasileiros vencem torneio internacional de robótica no Uruguai

Os estudantes brasileiros que participaram do torneio têm entre 9 e 16 anos

Brasileiros vencem torneio internacional de robótica no Uruguai

Indústria 4.0 impulsiona mercado de trabalho para engenheiros

Até 2020, 72% das empresas brasileiras terão alto nível de automação e os engenheiros serão necessários em áreas como inteligência artificial, eletrônica embarcada e gerência de processos.

Indústria 4.0 impulsiona mercado de trabalho para engenheiros

Sensor detecta monóxido de carbono e pode evitar casos de intoxicação

Na Argentina, são registradas 250 mortes e 2 mil casos de intoxicação pelo gás tóxico todos os anos.

Sensor detecta monóxido de carbono e pode evitar casos de intoxicação

Semáforo inteligente prevê quando alguém quer atravessar a rua

Semáforo calcula quanto tempo o farol deve ficar fechado de acordo com o número de pessoas

Semáforo inteligente prevê quando alguém quer atravessar a rua

Drones podem ter tecnologia para evitar colisões

Drones vão ganhar tecnologia anti-colisão com outras aeronaves, como aviões e helicópteros

Drones podem ter tecnologia para evitar colisões

Google suspende parte de acesso da Huawei ao Android

Novos smartphones da Huawei não terão mais acesso a serviços como Gmail e YouTube

Google suspende parte de acesso da Huawei ao Android

Brasil desenvolve capacete dobrável que cabe na bolsa

“Não existe nada igual no mundo. Desenvolvemos um acessório que protege e é do tamanho de um leque. Além disso, já estamos negociando com clientes dos EUA e França”.

Brasil desenvolve capacete dobrável que cabe na bolsa

O mercado de pagamentos está à beira de uma revolução

Biometria é usada registrar bebês em maternidade

Dados de recém-nascidos são coletados e vinculados aos da mãe

Biometria é usada registrar bebês em maternidade

Plástico feito de pena de galinha?

Sim, existe e é a proposta de um centro de inovações na Suíça.

Plástico feito de pena de galinha?