Tecnologia auxilia na gestão de instituições privadas
Tecnologia auxilia na gestão de instituições privadas
Softwares têm o desafio de conciliar administrativo e pedagógico; necessidade do ensino remoto intensificou o processo.
A expansão do ensino remoto, intensificada durante a pandemia da Covid-19, trouxe aos gestores de instituições educacionais um desafio: encontrar soluções tecnológicas que conciliassem as demandas da área administrativa com as essencialmente pedagógicas. Afinal, em muitos momentos ambas se cruzam. Por exemplo, nos processos de rematrículas, provas e processos de seleção.
O empreendedor Leandro Scalabrin, fundador e CEO do JACAD, sublinha que essa especificidade demanda do mercado de tecnologia da informação (TI) habilidades e competências únicas. Os softwares precisam conter soluções para a gestão financeira, contábil e de recursos humanos, indispensáveis para a sustentabilidade da empresa. Ao mesmo tempo, o gestor escolar deve oferecer a estudantes e professores sistemas voltados ao processo de ensino-aprendizagem.
“As soluções entre o administrativo e o pedagógico devem se integrar”, pontua o especialista, acrescentando outra particularidade: a área de educação é constituída de instituições com personalidades jurídicas, também com especificidades distintas, do ponto de vista da gestão. “A tecnologia pode e deve auxiliar na gestão de escolas privadas. ”
Um dos diferenciais da solução está justamente na inter-relação proporcionada entre o administrativo e o pedagógico. “É, de fato, um ERP [Enterprise Resource Planning ou “Sistema de Gestão Integrado”] educacional, porque dispõe de funcionalidades para todas as demandas de uma instituição de ensino”, assinala.
Matrícula e rematrícula on-line, aceite de contrato também on-line, diploma digital, mural de notas, controle de frequência e galeria de cursos e eventos estão entre as funcionalidades do JACAD que tanto atendem estudantes e professores, numa ponta, como a equipe de administração escolar, na outra.
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Fonte: Engenharia de Comunicação