Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Carro da Sony mostra tecnologias inovadoras

Carro da Sony mostra tecnologias inovadoras

20/01/2021 Divulgação

A Sony, mesmo sem perspectiva de início das vendas, já deu início aos testes do veículo em estradas públicas da Áustria.

Carro da Sony mostra tecnologias inovadoras

Você ainda não poderá comprar o carro Sony. Não tão cedo, pelo menos. A empresa não tem planos de produzir em massa o Vision-S, o carro elétrico que anunciou surpresa no final de sua coletiva de imprensa na Consumer Electronics Show (CES) deste ano, nem planeja fazer uma tiragem limitada.

Em vez disso, o Sony Vision-S realmente existe em algum lugar entre um conceito e um protótipo. Como um conceito, ele pretende mostrar as ideias que a Sony tem para o mundo dos carros. Mas, como um protótipo, o carro realmente funciona.

Na verdade, há uma longa lista dessas idéias em exibição no Vision-S. Um dos grandes pontos focais é, sem surpresa, a experiência de entretenimento e a interface do usuário. Isso começa com um conjunto de telas retangulares no painel que se estendem de um pilar a outro.

Tanto a tela do meio quanto a da frente do banco do passageiro são telas sensíveis ao toque. É aqui que o motorista e o passageiro podem acessar todos os controles de mídia do carro. Isso incluía coisas como - choque! - Filmes de propriedade da Sony ou música licenciada pela Sony, mas também uma guia para jogos (que não estava funcionando) e outra para configurações do veículo.

Outra ideia que a Sony infundiu no Vision-S é que os sensores de câmera da empresa poderiam fazer componentes úteis em carros, especialmente carros com recursos avançados de assistência ao motorista ou talvez até mesmo com funcionalidade totalmente autônoma. A empresa também está usando seus sensores de imagem para alimentar as câmeras de visão lateral que ocupam o lugar dos espelhos tradicionais do Vision-S. Para isso, o Vision-S tem mais de 10 sensores de imagem Sony embutidos em todo o veículo, ao lado de uma série de outros sensores como LIDARs, radares e ultrassônicos.



Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio

Vida útil está ligada à forma de condução e local que o veículo trafega.

Autor: Divulgação

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio