Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Citroën My Ami Cargo elétrico para entregas rápidas

Citroën My Ami Cargo elétrico para entregas rápidas

10/05/2021 Marcos Villela Hochreiter

A partir o pequeno e peculiar Citroën Ami, a Citroën desenvolveu um interessante veículo comercial de carga 100% elétrica.

Citroën My Ami Cargo elétrico para entregas rápidas

Trata-se do My Ami Cargo, um veículo que o fabricante francês descreve como uma solução barata e ecológica de mobilidade para lidar com a entrega de cargas em grandes cidade, sempre com problemas de trânsito de vaga para estacionar.

O novo My Ami Cargo é uma versão comercial do Citroën Ami com um espaço de carga que, somado aos benefícios do sistema de propulsão elétrico, permite criar um atrativo veículo frente aos veículos de duas ou três rodas.

Conserva-se o design exterior tão característico do Ami e as principais diferenças estão no interior. Quanto ao habitáculo do novo My Ami Cargo, surge um espaço de armazenagem de 260 litros que pode alojar uma carga útil de 140 quilos. Foi possível criar esta zona de carga ao eliminar o banco do passageiro e montar uma caixa modular protegida e composta por sete compartimentos de polipropileno.

A bandeja superior modular que serve de tampa pode suportar um peso de 40 kg e está previsto que sua parte superior possa ser usada como uma área para um escritório móvel. Foi criado nela um espaço para armazenar documentos e um tablet. A base plana é ajustável em dos níveis, sendo possível elevá-la e bloqueá-la verticalmente sem afetar o espaço de carga. Isso torna possível transportar objetos mais longos que superem os 1.20 metros.

Também foi instalado uma série de ganchos para abrir a porta, além do uso de tensores e correias para imobilizar objetos que sejam frágeis. E na traseira, há um espaço fechado independente que pode abrigar objetos que necessitem de um espaço mais seguro.

Desempenho do motor

O sistema de propulsão totalmente elétrico é composto de um motor de 6 kW (8 cv) alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 5.5 kWh. É capaz de alcançar uma velocidade máxima de 45 km/h e declara uma autonomia de até 75 quilômetros com uma só carga. Através de uma tomada doméstica de 220 volts se pode recarregar a bateria em apenas 3 horas.

O novo Citroën My Ami Cargo mede 2.410 mm de comprimento, 1.390 mm de largura e conta com uma altura de 1.520 mm.

Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial na Europa do novo My Ami Cargo está programado para o início do mês de junho de 2021. A Citroën também destacou que colocará em marcha ofertas e serviços associados para profissionais.

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. 

Para mais informações sobre Motor Elétrico clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Transporte Mundial



Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio

Vida útil está ligada à forma de condução e local que o veículo trafega.

Autor: Divulgação

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio