Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Concessionárias Virtuais: repensando a experiência dos clientes no mercado automotivo

Concessionárias Virtuais: repensando a experiência dos clientes no mercado automotivo

10/06/2019 Marcelo Tonetti

Eficiência energética, direção autônoma e recursos de segurança inovadores.

Concessionárias Virtuais: repensando a experiência dos clientes no mercado automotivo

Graças ao avanço tecnológico, os fabricantes de automóveis estão conseguindo desenvolver projetos cada vez mais completos e atraentes. As oportunidades abertas pela era do Renascimento da Indústria, porém, vão muito além do aprimoramento das características técnicas de um veículo por meio do desenho virtual de novos modelos. O uso intensivo de tecnologia está mudando também o jeito como compramos nossos carros e as prioridades para efetuar a escolha entre as diversas opções disponíveis.

Esse renascimento global gera novas maneiras de criar, aprender, produzir e comercializar em uma economia baseada na experiência do consumidor e não apenas no produto. Para obter sucesso nesse cenário, as empresas têm investido cada vez mais em soluções que ofereçam experiências completas, que facilitem a vida dos consumidores e tragam o encantamento como resultado. No setor automotivo, essa lógica tem levado concessionárias do mundo inteiro a se recriarem, com o objetivo de atrair uma geração digital e particularmente interessada em produtos personalizados e experiências únicas.

Do desenho do produto ao pós-venda, plataformas inteligentes estão ajudando as empresas a reconstruírem a jornada de compra de seus clientes como um todo e as Concessionárias Virtuais são exemplos dessa transformação. Estamos falando de uma concessionária praticamente sem carros, onde os compradores podem experimentar e configurar todos os veículos em tempo real, escolhendo entre diferentes versões, acessórios e efeitos para personalizar o interior e o exterior de um determinado modelo. Atualmente já existem cerca de 8.000 lojas desse tipo em todo o mundo, impulsionadas principalmente pelas capacidades das novas plataformas digitais de desenho em três dimensões.

O objetivo desse modelo é ajudar as empresas a criarem ambientes mais dinâmicos e otimizar as ofertas com o máximo detalhamento possível. Em uma concessionária virtual é possível montar, ver e pedir um carro de uma maneira única. Estudos indicam que a maioria dos consumidores visita uma concessionária de carros apenas uma ou duas vezes antes de definir uma compra e as tecnologias virtuais podem ajudar as marcas automotivas a atrair e tornar essas visitas mais efetivas e interessantes.

A adoção de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual (VR) é um caminho para oferecer uma experiência visual única e de vendas de alto impacto para os consumidores. Com base nessas plataformas digitais, as concessionárias conseguem apresentar virtualmente seus carros e possibilitar que os consumidores tenham uma jornada imersiva e que apresente todas as possibilidades.

Além de ajudarem a maximizar a satisfação dos clientes, as Concessionárias Virtuais também permitem otimizar a rotina das lojas, propiciando oportunidades para a redução de custos e o aumento das vendas. A utilização dessas plataformas pode, por exemplo, engajar emocionalmente os clientes, ajudando as lojas a impulsionarem suas vendas com tíquetes-médios mais altos e maior negociação de acessórios, além de serviços adicionais.

Do mesmo modo, a aplicação de soluções virtuais também permite a redução da infraestrutura e espaço necessário para a venda de veículos. Sem a necessidade de um showroom físico completo, as lojas podem ser montadas em ambientes muito menores e mais atraentes. As novas versões digitais podem ser criadas com um terço do espaço físico de uma concessionária tradicional. Isso é especialmente importante em grandes cidades, propiciando economia com aluguéis ou construção de prédios que exijam altos investimentos de manutenção, segurança e adequação à exposição dos veículos.

Outra característica importante é que as Concessionárias Virtuais repensam a ligação entre as lojas e as linhas de produção. Com o uso de plataformas avançadas que já existem no mercado, é possível automatizar e interligar todos os processos, desde o design do produto, passando pelo estoque disponível e o relacionamento com os clientes durante o pré e o pós-venda. Assim, é possível atualizar as opções disponíveis para os consumidores de forma completamente automática, incluindo novos lançamentos e opções ao catálogo de vendas. Com isso, os vendedores não perdem chances de negócios específicos e podem mostrar novidades de forma imediata, aproveitando ao máximo o potencial de cada cliente interessado.

Uma das principais vantagens das Concessionárias Virtuais, porém, é a possibilidade de levar os produtos até o consumidor, onde quer que esteja. Em um mundo extremamente ágil e conectado, atrair o cliente até um ponto de venda é uma dificuldade de alto custo. Com a virtualização, as Concessionárias Virtuais vão até os locais em que seus potenciais consumidores estão, como shoppings centers, resorts e eventos do setor, por exemplo.

Em tempos marcados pela concorrência acirrada e pela enorme quantidade de opções à disposição do público, oferecer uma jornada de compra personalizada é um diferencial para o sucesso de qualquer estratégia de vendas. O uso de soluções ultrarrealistas e ferramentas inteligentes são exemplos de como a tecnologia possibilita que as empresas explorem validem e produzam novas experiências para seus clientes e acelerem o desempenho dos negócios.

* Marcelo Tonetti - Business Transformation Client Executive da Dassault Systèmes.

Fonte: Planin



Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força