Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Coronavírus força frotistas e autônomos a utilizarem mais as ferramentas digitais

Coronavírus força frotistas e autônomos a utilizarem mais as ferramentas digitais

03/06/2020 Mauro Cassane

Uma parceria entre a SOS Truck e a Raster deram uma resposta rápida.

Coronavírus força frotistas e autônomos a utilizarem mais as ferramentas digitais

O transporte não parou por causa da Covid-19 e vai ser um dos primeiros setores a vivenciar o “novo normal” após a pandemia. Tanto para se proteger como para ser mais eficiente, frotistas de grande e pequeno porte, e até mesmo autônomos estão utilizando mais frequentemente ferramentas digitais e novas tecnologias no dia a dia de trabalho.

Entre março e abril, quando os governos decretaram uma tropicalizada e desencontrada quarentena, os caminhoneiros foram prejudicados uma vez que restaurantes e bares de postos e estradas foram obrigados a fecharem as portas logo no início da quarentena. Virou uma bagunça por mera falta de planejamento. Pegos de surpresa, os motoristas profissionais foram socorridos por iniciativas espontâneas e solidárias de famílias e pequenas empresas que iam às estradas oferecer marmitas a estes profissionais que não encontravam locais para fazer as refeições.

Empresas de tecnologia ligadas ao setor também se movimentaram rapidamente e ofereceram aos motoristas informações assertivas, pelo celular, de onde encontrar serviços e restaurantes funcionando.

Uma parceria entre a SOS Truck e a Raster deram uma resposta rápida. Tanto pelo app como pelo site da Raster foi possível localizar postos em todo o País e saber onde as refeições e outros serviços eram oferecidos. 

Para Eduardo Oliveira de Souza, diretor da Raster, “a tecnologia e a inovação precisa ter um aspecto social de melhora nos processos e enfrentamento a novos paradigmas que venham a surgir. Para nós é reconfortante sabermos que ajudamos milhares de motoristas em todo país ao atualizarmos constantemente as informações e termos uma linha direta de apoio a estes verdadeiros heróis das estradas”.

A Raster também desenvolveu um site e um app que disponibiliza gratuitamente informações de diversos serviços disponíveis aos caminhoneiros pelas estradas de todo o Brasil e, também da Argentina. “Nos valemos de nossos conhecimentos e de nossa tecnologia para ajudar os motoristas em qualquer dificuldade para encontrar serviços pelas estradas”.

Por necessidade e segurança, frotistas e motoristas estão utilizando cada vez mais recursos tecnológicos em suas operações. E, o que é melhor, se mostram mais satisfeitos com essas ferramentas digitais.

“Certamente a pandemia acelerou muito a digitalização das operações logísticas. Diminuímos a emissão de papéis e incrementamos os processos digitais até mesmo para evitar o contágio. Mas notamos, pelo expressivo ganho de eficiência, que é um caminho que não tem mais volta”, comenta Mira Júnior, diretor da Mira Transportes.

Seguindo pelo mesmo caminho, em meio à pandemia, em menos de 40 dias a Mercedes-Benz criou um showroom digital com o propósito de realizar vendas de caminhões, vans e ônibus novos à distância. “O cliente faz o cadastro no site Staronline, escolhe o produto de interesse e é atendido por um profissional da revenda que atende sua região”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil.

O show room virtual da Mercedes-Benz, embora tenha sido criado para dar uma resposta rápida à forçada ausência de clientes nas revendas da marca, já é uma clara demonstração de como vai ser esse “novo normal” no segmento de transporte.  “As vendas on line já funcionam bem com veículos usados e acreditamos que, com os novos, seguirá o mesmo caminho de sucesso”.   

* Mauro Cassane - http://www.tvcaminhao.com.br

Fonte: Transporte Mundial



O atual cenário do setor de transportes na logística

Nos últimos anos, as empresas de transportes estão enfrentando turbulências provocadas por instabilidades econômicas, sociais ou até mesmo políticas.

O atual cenário do setor de transportes na logística

Home office alivia o peso do preço do combustível

As empresas e os trabalhadores aprenderam nos últimos anos como tornar o home office eficaz e funciona.

Home office alivia o peso do preço do combustível

Começou ruim, mas com boas perspectivas para melhorar

Esse primeiro semestre de 2022 foi de causar arrepios em toda cadeia automotiva.

Começou ruim, mas com boas perspectivas para melhorar

Produção de motocicletas aumenta 18% no primeiro semestre de 2022

Segundo a Abraciclo, a categoria mais vendida foi a de uso em cidades.

Produção de motocicletas aumenta 18% no primeiro semestre de 2022

Vendas de veículos caem 4,8% em junho, diz Anfavea

Produção recua 1,1% e exportação cresce 2,7%.

Vendas de veículos caem 4,8% em junho, diz Anfavea

Comprar ou alugar carro: o que vale mais a pena?

Especialista ajuda a decidir qual a melhor opção no atual momento da economia brasileira.

Comprar ou alugar carro: o que vale mais a pena?

Frota própria, transportadora e/ou primarização logística?

Era uma vez, um fazendeiro que vivia no litoral e tinha dificuldades de encontrar empregados.

Frota própria, transportadora e/ou primarização logística?

Nova pesquisa: escassez de motoristas aumenta, devendo saltar até 40% em 2022

A escassez crônica de motoristas comerciais está piorando, com milhões de vagas ainda não preenchidas


Por que as baterias trabalham mais no inverno?

As baterias são mais exigidas em temperaturas baixas.

Por que as baterias trabalham mais no inverno?

BB reduz taxa para financiamento de carro híbrido e elétrico

Medida pretende incentivar a compra de carros sustentáveis.

BB reduz taxa para financiamento de carro híbrido e elétrico

Emplacamento de veículos sobe 25,09% em maio, diz Fenabrave

Automóveis e comerciais leves têm alta de 27,15% e são destaque.

Emplacamento de veículos sobe 25,09% em maio, diz Fenabrave

Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro

Publicação também aborda direitos do consumidor durante a viagem.

Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro