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EFOM, desde 1879 a mais mineira das ferrovias

EFOM, desde 1879 a mais mineira das ferrovias

12/12/2005 Divulgação

A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi inaugurada no dia 30 de setembro de 1879, ligando, a princípio, as cidades de Antônio Carlos, próxima a Barbacena.

A EFOM foi considerada a ferrovia “mais” mineira, pois um ano após a inauguração, sua sede passou a ser São João del-Rei, resultado do esforço realizado pela comunidade local para que a ferrovia chegasse até a cidade. Nessa época, por onde passava, o trem já despertava o interesse e a emoção dos moradores.

Alguns historiadores chegaram a considerar a Estrada de Ferro Oeste de Minas como a primeira ferrovia do Estado, já que as demais possuíam as sedes no Rio de Janeiro. A ferrovia chegou a atingir 700 km de extensão e pode ser considerada uma das raízes do que viria a ser, anos mais tarde, a Ferrovia Centro-Atlântica - FCA, herdeira da malha Centro-Leste brasileira, a partir do processo de desestatização da Rede Ferroviária Federal S.A., em 1o de setembro de 1996.

O mais importante trecho dos 700 quilômetros que formavam a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas é o que liga as cidades de São João del-Rei e Tiradentes. São 12 quilômetros de malha ferroviária, e o trajeto representa uma das grandes atrações turísticas da região. Ele é a extensão do museu ferroviário, localizado na estação coberta. Por esse verdadeiro museu dinâmico, construído há mais de 120 anos, trafega, ainda hoje, a famosa Maria Fumaça, locomotiva baldwin, de bitola estreita, fabricada nos Estados Unidos.

O Complexo Ferroviário de São João del-Rei, tombado pelo patrimônio histórico, em três de agosto de 1989, nos convida a fazer uma viagem da origem ao crescimento das ferrovias no Brasil. Na estação coberta de São João del-Rei; inaugurada em 28 de agosto de 1881 e totalmente restaurada em 1981, por ocasião da comemoração de seu centenário; encontra-se o Museu Ferroviário, visitado por milhares de turistas de todo o Brasil.

O local é dotado de rico acervo de documentos sobre a história das ferrovias no País, com fotos ilustrativas da época e diversas locomotivas. Entre elas, um modelo que chama a atenção dos visitantes: a primeira locomotiva da Estrada de Ferro Oeste de Minas e a réplica do vagão no qual viajou o imperador Dom Pedro II. 



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