Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Financiar carro vale a pena?

Financiar carro vale a pena?

02/05/2022 Henri Navesuh

Especialista em análise de crédito esclarece os principais mitos dessa alternativa.

Financiar carro vale a pena?

O mês de março trouxe um respiro para o segmento automotivo. Segundo informações divulgadas pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), houve um crescimento de 29,6% na venda de seminovos e usados, com um total de 1.086.602 veículos comercializados, contra 838.162 em fevereiro. Por conta do valor do investimento, é possível dizer que o financiamento é o principal meio dos brasileiros adquirirem um automóvel.

A Dryve, startup de análise, formalização e pagamento de crédito 100% online, registrou em torno de oito mil propostas mensais no último semestre, totalizando uma demanda por crédito mensal de mais de R$ 240 milhões. “Vemos uma demanda crescente de financiamentos de carros no mercado porque é um caminho mais realista de comprá-los. Essa alternativa permite que o consumidor já tenha o veículo em mãos por meio do pagamento de parcelas para o banco. Lembrando que quanto maior for a entrada, menor serão os juros ao longo desse período”, diz Daniel Abbud, fundador e CEO da Dryve.

Apesar das vantagens desse formato, o executivo afirma que ainda existem mitos relacionados à aquisição de carros usados e seminovos por financiamento, que o especialista se prontifica a desmistificar. Confira abaixo:

1 - O financiamento é feito somente por intermédio de concessionárias
Mito.
Com o avanço da tecnologia, surgiram plataformas digitais que facilitam o processo de análise de crédito. Além de otimizarem o tempo do consumidor por meio dos algoritmos, esses espaços também aumentam as chances de aprovação, porque em vez de terem parceria com um ou dois bancos, como costuma acontecer, contam com um amplo portfólio de instituições financeiras.

2 - O score não interfere na aprovação do crédito
Mito.
O score é uma pontuação elaborada pelo Serasa com base nos comportamentos financeiros dos consumidores. Desta maneira, torna-se uma espécie de régua para as instituições financeiras medirem se o interessado pelo financiamento sabe controlar as suas finanças ou se está mais propenso a inadimplência. Por isso, é importante se atentar a esse score. Para conferi-lo, basta acessar o site do Serasa.

3 - É preciso de um “sinal” para iniciar o financiamento
Mito.
Em uma análise de crédito, não é necessário entregar um “sinal” antes do início do financiamento. Caso aconteça esse pedido, é golpe. Os golpistas costumam solicitar um valor alegando que é para a garantia do veículo e chegam até mesmo a produzir um boleto falso. É preciso estar atento, pois instituições financeiras confiáveis não pedem pagamentos adiantados antes de começar o pagamento das parcelas acordadas.

4 - É impossível vender um carro em financiamento
Mito.
Quando planejamos a aquisição de um automóvel, acreditamos que iremos conseguir arcar com todas as parcelas acordadas, mas, quando o plano não sai como o esperado, não é preciso se preocupar pois o carro em financiamento pode ser vendido. Há duas alternativas então: encontrar um comprador que concorde em pagar o valor do veículo à vista ou realizar a transferência desse financiamento para o comprador. Neste caso, o banco deve aprovar o novo dono, que irá arcar com o financiamento.

Para mais informações sobre transportes clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Markable Comunicação



A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros