Indústria emplaca mais caminhões em fevereiro do que em janeiro
Indústria emplaca mais caminhões em fevereiro do que em janeiro
Os caminhões podem demorar de dois até seis meses para serem emplacados.
Segundo a Fenabrave, entidade que representa a rede de distribuição de veículos, o número de emplacamentos de caminhões em fevereiro foi 6.508 unidades, volume 9,4% a menos do que janeiro, quando foram emplacados 7.185 unidades. Muitos interpretam que as vendas de caminhões em fevereiro foram menores, o que não é verdade.
Diferentemente de automóveis e motocicletas, os caminhões podem demorar de dois até seis meses para serem emplacados devido a outras burocracias e a produção do implemento rodoviário para os modelos chassis rígidos.
Assim, o emplacamento depende muito da quantidade de dias úteis no mês e a capacidade diária de emplacamento de cada Detran.
Portanto, em fevereiro de 2020, foram emplacados, na média, 382,8 caminhões por dia, pois o mês teve 17 dias úteis. São modelos vendidos nos meses anteriores. Em janeiro de 2020, com 22 dias úteis, foram emplacados 326,5 caminhões por dia.
Em relação a 2019, o número de caminhões emplacados também foi maior neste ano do que em janeiro do ano passado, quando foram licenciados 315 unidades por dia, e em fevereiro de 2019, com 340,8 caminhões por dia.
Com os dados de emplacamentos do mercado de caminhões em 2019, divulgados hoje (5/12) pela Anfavea, já é possível saber como ficará o ranking de vendas por marcas, pois os emplacamentos de dezembro, que serão divulgados em janeiro, dificilmente mudará a ordem. No total, o mercado de caminhões cresce 35,7%, com 92.737 unidades vendidas de janeiro a novembro, contra 68.352 no mesmo período de 2018. Confira o resultado por marca:
Posição Marca 2019
1º Mercedes-Benz 27.700
2º MAN/VWCO 24.379
3º Volvo 14.912
4º Scania 12.040
5º Ford 6.232
6º Iveco 3.479
7º DAF 2.906
8º Agrale 50
Vale ressaltar que nos números da Mercedes-Benz não estão inclusos os emplacamentos de comerciais leves (Sprinter 313 CDI Street furgão e chassi cabine) e, no caso da MAN e VWCO estão somandos os caminhões MAN TGX e não estão os do Delivery Express, por, também, entrar nas estatísticas de comerciais leves.
* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002.
Fonte: Transporte Mundial