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Lusco-fusco: atenção especial ao volante

Lusco-fusco: atenção especial ao volante

19/04/2009 Da Redação

Segundo estatísticas da Polícia Rodoviária Federal, quase 30% dos acidentes nas estradas ocorrem entre 17h e 20h.

Segundo os oftalmologistas, é justamente nesse período de tempo que o mecanismo da visão passa por uma mudança que torna o olho humano muito mais sensível à luz. "Dentre as razões para a concentração de acidentes neste período, estão a dificuldade natural do ser humano para enxergar em situações de pouca luz, iluminação pública deficiente e o desrespeito às leis de trânsito", diz o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares. Privilegiados com dias longos, os brasileiros não têm como prioridade cuidar da visibilidade noturna. Em países do hemisfério norte, onde em tempos de neve a escuridão prevalece na maior parte do dia, conseguir enxergar à noite na rua é uma questão crucial. Por isso, usam-se materiais que refletem a luz e acerta-se a parte elétrica do carro.

No Brasil, não são raras as notícias de motoristas que não se preocupam nem em regular os faróis, um cuidado simples que pode reduzir o risco de acidentes. À noite, a visão pode nos pregar peças, principalmente para quem já tem algum problema de visão. "Em condições de pouca luminosidade, a capacidade de enxergar é reduzida em até 30%. A hora do lusco-fusco - transição entre dia e noite - é crítica para o condutor de veículos. A perda de noção de distância e profundidade estão entre os riscos para os condutores de veículos. Com a percepção afetada, os reflexos ficam mais lentos", explica Centurion.

O médico explica que mesmo uma pequena deficiência visual pode atrapalhar o motorista na hora de dirigir à noite. "Mesmo que a pessoa não sinta falta de óculos durante o dia, a deficiência à noite é bastante agravada", alerta o diretor do IMO. Para o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO, a receita para uma direção tranqüila à noite abrange óculos e lentes adequados; estradas bem pavimentadas e iluminadas; faróis regulados e a posição correta do motorista no assento em relação ao painel e retrovisores.



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