O caminhão movido a célula de combustível da Mercedes-Benz
O caminhão movido a célula de combustível da Mercedes-Benz
A Daimler Trucks atualizou sua política para veículos comerciais eletrificados.
Ela também apresentou como será seu caminhão movido a célula de combustível com base em hidrogênio para operações de transporte em longas distâncias. O caminhão “GenH2 Truck” da Mercedes-Benz, que teve o veículo-conceito apresentado, marca o início da propulsão por célula de combustível.
Com o “GenH2 Truck”, o grupo apresenta tecnologias específicas para que o caminhão tenha autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais com um só abastecimento do tanque de hidrogênio. A Daimler Trucks planeja começar testes do “GenH2 Truck” junto a clientes em 2023. A produção em série deverá ter início na segunda metade desta década. Graças ao uso de hidrogênio líquido em vez do gasoso, com sua maior densidade energética, o desempenho do veículo está planejado para igualar o de caminhões equivalentes convencionais movidos a diesel.
A Daimler Trucks também mostrou uma prévia do caminhão para longas distâncias movido exclusivamente por bateria, o “eActros LongHaul” projetado para cobrir rotas regulares planejáveis. Ela planeja começar a vender o “eActros LongHaul” com a produção em série em 2024. Sua autonomia com a carga de uma bateria será de aproximadamente 500 quilômetros.
Fonte de energia do GenH2 Truck
A Daimler Trucks está avançando no desenvolvimento das tecnologias de sistemas de tanques que são necessários para tornar o hidrogênio líquido utilizável como fonte de energia em caminhões com células de combustível produzidos em série. O armazenamento de hidrogênio líquido criogênico a -253 graus Celsius já é prática comum em aplicações estacionárias, por exemplo, na indústria ou em postos de abastecimento de hidrogênio. Isso também se aplica ao transporte de hidrogênio líquido como carga.
Os dois tanques de hidrogênio líquido, feitos de aço inoxidável, destinados à versão em série do GenH2, terão uma capacidade de armazenamento particularmente alta de 80 kg (40 kg cada) para cobrir longas distâncias. O sistema de tanques consiste em dois tubos, um dentro do outro, que são conectados um ao outro e isolados a vácuo. Na versão em série desse caminhão, o sistema de célula de combustível deverá fornecer 2 x 150 kW e a bateria deverá fornecer 400 kW adicionais temporariamente.
* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002.
Fonte: Transporte Mundial