Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Renault Trucks começa a vender elétricos

Renault Trucks começa a vender elétricos

08/11/2018 Daniela Giopato

A eletromobilidade é hoje um pilar fortíssimo na estratégia energética da Renault Trucks para o transporte urbano sustentável.

Por essa razão, desde 2009, a fabricante de caminhões francesa implementou recursos significativos em pesquisa e desenvolvimento de eletromobilidade, em colaboração com seus clientes. O uso em condições reais dos diferentes tipos de veículos experimentais 100% elétricos no segmento entre 12 e 16 toneladas – em parceria com empresas como Guerlain, Carrefour, Nestlé e grupo Delanchy – permitiu à Renault Trucks obter informações fundamentais sobre a utilização, comportamento das baterias, infraestrutura de reabastecimento e manutenção de caminhões elétricos.

Fato é que depois de quase de 10 anos debruçada em pesquisas e testes com caminhões com propulsão 100% elétrica, a Renault Trucks começa a vender modelos com essa tecnologia a partir de 2019. Os caminhões com essa tecnologia serão produzidos na fábrica da Normandia, em Blainville-sur-Orne.

A gama é composta por caminhões e veículos comerciais da linha Master 100% elétricos, que são destinados a circular em perímetro urbano. Contudo, no Brasil, o mercado de caminhões urbanos cresce gradativamente, havendo espaço para o modelo Master modelo com forte potencial entre os empresários do setor.

Os veículos de emissão zero permitirão preservar a qualidade do ar, limitar o aquecimento global e reduzir a emissão de ruído, sobretudo nas operações noturnas.

Uma história de longa data

A história com veículos de propulsão elétrica da Renault Trucks começou em 2010 com o lançamento do Maxity Electric, de 4,5 t de PBT. “A introdução no mercado do Maxity Electric nos deu permissão para preparar nossa rede de distribuição para a venda, manutenção e reparação de veículos elétricos”, explica François Savoye, diretor da estratégia de eficiência energética da Renault Trucks.

A Renault Trucks conta com a força do grupo Volvo no que se refere à pesquisa e ao desenvolvimento, e de suas tecnologias comprovadas e das sinergias entre as entidades do grupo que desenvolvem veículos 100% elétricos como, por exemplo, ônibus. As economias de escala assim alcançadas permitem à Renault Trucks comercializar uma gama de veículos elétricos rentáveis para seus clientes a partir de 2019.

* Daniela Giopato

Fonte: Transporte Mundial 



Que critérios você deve levar em consideração ao escolher o reparador de tanques certo para o seu veículo?

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Que critérios você deve levar em consideração ao escolher o reparador de tanques certo para o seu veículo?

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força