Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Scania começa a vender híbrido em novembro

Scania começa a vender híbrido em novembro

10/09/2018 Marcos Villela Hochreiter

Os modelos a serem apresentados terão foco no segmento de distribuição.

Scania começa a vender híbrido em novembro

A Scania acredita que até 2050 as tecnologias de veículos comerciais elétricos estarão bem-resolvidas, mas até lá, ela acredita que os veículos híbridos com combustíveis alternativas são as melhores soluções para o curto prazo.

Para Christian Levin, diretor de vendas e marketing da Scania na Europa, seria agora inútil lançar produtos que não atendam à realidade comercial dos clientes, se referindo aos caminhões 100% elétricos.

A montadora acredita que a paridade de custo total de propriedade entre caminhões elétricos e a diesel deverá ser alcançada em 2031, inclusive, para modelos rodoviários de longa distâncias.

Híbrido e híbrido plug-in

Assim, enquanto 2031 não chega, a empresa vai mostrar duas soluções que ela acredita serem economicamente viáveis: caminhão híbrido (HEV) e híbrido plug-in (PHEV) que serão os destaques da marca no Salão de Hannover (IAA), maior feira de veículos comerciais que ocorre entre os dias 20 e 27 de setembro, na Alemanha.

Os modelos a serem apresentados terão foco no segmento de distribuição. O HEV começa a ser vendido em novembro deste ano, e o PHEV, em 2019.

A ideia é que o motor a combustão seja utilizado no subúrbio e o elétrico em regiões mais centrais e mais sensíveis a poluição.

O Scania híbrido estará equipado com motor DC09 de cinco cilindros em linha movido a HVO (óleo vegetal tratado, também conhecido como biodiesel hidrogenado) ou diesel, e com motor elétrico de 130 kW (equivalente a 177 cv de potência) e torque de 1.050 Nm (107 mkgf).

Os motores a combustão e elétrico podem ser utilizados de forma independente, conforme a necessidade de cada operação. Isso porque motores elétricos auxiliares garantem o abastecimento de ar dos sistemas de freio e direção.

Fonte: Transporte Mundial

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. 



Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio

Vida útil está ligada à forma de condução e local que o veículo trafega.

Autor: Divulgação

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio