Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Scania terá caminhão de lixo eletrificado

Scania terá caminhão de lixo eletrificado

18/12/2018 Andrea Ramos

O caminhão contará com powertrain e compactador totalmente eletrificados.

Scania terá caminhão de lixo eletrificado

A Scania está desenvolvendo um caminhão de coleta junto com a Renova, uma empresa de compactação de resíduos localizada no oeste da Suécia. O caminhão contará com powertrain e compactador totalmente eletrificados.

“Estamos muito interessados em adquirir mais experiência em células de combustível nas operações reais dos clientes”, afirma a gerente de projetos Marita Nilsson, da Electric Powertrain Technology da Scania. “As células de combustível constituem uma tecnologia promissora e necessária para a descarbonização dos transportes”.

Caminhões de lixo geralmente operam em áreas residenciais nas primeiras horas da manhã. Com emissões e ruído reduzidos, os veículos elétricos são especialmente atraentes nessas áreas. A Renova e outras empresas de manuseio de resíduos já realizaram testes com caminhões de lixo elétrico, mas este será o primeiro com células de combustível.

“A eletrificação usando células de combustível alimentadas por hidrogênio é uma alternativa altamente atraente para veículos comerciais pesados, como caminhões de lixo”, diz Hans Zackrisson, chefe de desenvolvimento da Renova. “Os caminhões se beneficiam de todas as vantagens da eletrificação enquanto mantêm alguns dos melhores aspectos das operações com combustíveis fósseis, ou seja, alcance, horas de serviço e carga útil.”

Por que as células de combustível de hidrogênio poderiam ser uma das soluções para um futuro de transporte sustentável?

O projeto está sendo implementado em cooperação com a Agência Sueca de Energia e o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, e espera-se que o caminhão de lixo de célula de combustível seja entregue entre o final de 2019 e o início de 2020.

A Scania anunciou anteriormente que está desenvolvendo tecnologia de célula de combustível em cooperação com a atacadista de alimentos norueguesa Asko, que abriu sua própria fábrica de produção de combustível de hidrogênio sustentável. A Scania está entregando quatro caminhões de célula de combustível de distribuição com um alcance de 500 km para Asko.

* Andrea Ramos - Jornalista especializada em veículos comerciais.

Fonte: Transporte Mundial 



Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Autor: Divulgação

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio

Vida útil está ligada à forma de condução e local que o veículo trafega.

Autor: Divulgação

Fatores que interferem na vida útil das pastilhas de freio