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Scania terá caminhão de lixo eletrificado

Scania terá caminhão de lixo eletrificado

18/12/2018 Andrea Ramos

O caminhão contará com powertrain e compactador totalmente eletrificados.

Scania terá caminhão de lixo eletrificado

A Scania está desenvolvendo um caminhão de coleta junto com a Renova, uma empresa de compactação de resíduos localizada no oeste da Suécia. O caminhão contará com powertrain e compactador totalmente eletrificados.

“Estamos muito interessados em adquirir mais experiência em células de combustível nas operações reais dos clientes”, afirma a gerente de projetos Marita Nilsson, da Electric Powertrain Technology da Scania. “As células de combustível constituem uma tecnologia promissora e necessária para a descarbonização dos transportes”.

Caminhões de lixo geralmente operam em áreas residenciais nas primeiras horas da manhã. Com emissões e ruído reduzidos, os veículos elétricos são especialmente atraentes nessas áreas. A Renova e outras empresas de manuseio de resíduos já realizaram testes com caminhões de lixo elétrico, mas este será o primeiro com células de combustível.

“A eletrificação usando células de combustível alimentadas por hidrogênio é uma alternativa altamente atraente para veículos comerciais pesados, como caminhões de lixo”, diz Hans Zackrisson, chefe de desenvolvimento da Renova. “Os caminhões se beneficiam de todas as vantagens da eletrificação enquanto mantêm alguns dos melhores aspectos das operações com combustíveis fósseis, ou seja, alcance, horas de serviço e carga útil.”

Por que as células de combustível de hidrogênio poderiam ser uma das soluções para um futuro de transporte sustentável?

O projeto está sendo implementado em cooperação com a Agência Sueca de Energia e o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, e espera-se que o caminhão de lixo de célula de combustível seja entregue entre o final de 2019 e o início de 2020.

A Scania anunciou anteriormente que está desenvolvendo tecnologia de célula de combustível em cooperação com a atacadista de alimentos norueguesa Asko, que abriu sua própria fábrica de produção de combustível de hidrogênio sustentável. A Scania está entregando quatro caminhões de célula de combustível de distribuição com um alcance de 500 km para Asko.

* Andrea Ramos - Jornalista especializada em veículos comerciais.

Fonte: Transporte Mundial 



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