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Sorocaba será pioneira em projeto inédito de transporte

Sorocaba será pioneira em projeto inédito de transporte

29/05/2019 Divulgação

A concessionária BRT Sorocaba é detentora de concessão precedida de obra e inova no mercado brasileiro ao colocar Sorocaba em destaque perante outras cidades.

Sorocaba será pioneira em projeto inédito de transporte

A empresa é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pela CS Brasil e a MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país.

Em todo empreendimento serão investidos R$ 384 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS - sendo R$ 133 milhões da subvenção da Prefeitura de Sorocaba (R$ 127 milhões vindos do Governo Federal) e o restante de responsabilidade do concessionário (iniciativa privada).

Na maioria dos projetos semelhantes a este, o poder público investe na obra, faz licitações e depois cede a infraestrutura para que uma concessionária opere o transporte. No caso do BRT Sorocaba, o concessionário aplica dinheiro próprio (cerca de dois terços do investimento total do projeto é do consórcio BRT Sorocaba e o restante é investimento do governo municipal), implanta o sistema, investe na frota e opera. Ao final do período de concessão, os investimentos em infraestrutura são revertidos para o próprio poder público.

Projeto de transporte coletivo urbano BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. O projeto teve origem no poder público, mas todo empreendimento está sendo feito de acordo com procedimentos de empresa privada.

O sistema proporcionará maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes.

Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

Mais dados sobre o empreendimento:

- Serão construídos 68 km de corredores, sendo aproximadamente 34 km nos 3 Corredores BRT (Itavuvu, Ipanema e Oeste) e aproximadamente 34 km nos corredores estruturais (Sul, Leste, Aproximação Centro/Norte, Área Central e Ligação General Osório).

- Serão 28 estações, 4 estações de integração, 3 terminais integrados, 94 pontos de paradas requalificados e 1 garagem.

- A frota será composta por  veículos com wi-fi e ar condicionado. Haverá um centro de controle operacional (CCO) com monitoramento via câmeras, GPS e painéis de horário.

Fonte: OS2 Comunicação



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