Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo

23/01/2024 Cesar Cantarella

Com desafio de alcançar números positivos, concessionárias precisam se adaptar, elevar experiência e abraçar inovações nos próximos meses.

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo

Após um período de crise marcado por escassez de semicondutores e retração nas vendas, o setor automotivo experimentou uma recuperação gradual, impulsionada pelos avanços na indústria e pelos incentivos do governo. Como resultado, as vendas de veículos automotores em todo o país cresceram 12% em 2023 na comparação com 2022. De acordo com o balanço da Fenabrave, no ano passado foram emplacadas 4,1 mil unidades contra 3,6 mil em 2022. 

Além disso, dados da Anfavea mostram que o país registrou um relevante aumento no ritmo de vendas de veículos a partir de agosto, atingindo média de 10,6 mil unidades por dia apenas em novembro. Para 2024, o desafio de alcançar números positivos será ainda maior e estarão na frente as concessionárias alinhadas com as tendências digitais que norteiam o setor.

O cenário do mercado automotivo está cada vez mais sob a influência marcante da digitalização e da tecnologia. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para a era da conectividade, que está transformando a relação com os consumidores. À medida que as plataformas on-line ganham destaque, a compra e venda de automóveis passam por uma revolução, oferecendo aos clientes a praticidade de explorar, escolher e adquirir veículos diretamente do conforto de seus dispositivos digitais. Diante desse panorama, as concessionárias têm o desafio de adaptar suas estratégias, elevar a experiência do cliente e abraçar a inovação ao longo dos próximos meses.

1. Consumidor no centro

Na era da experiência, colocar o consumidor no centro não é apenas uma estratégia, mas a chave para garantir a fidelidade e o sucesso duradouro nas relações da marca com o cliente. Por isso, o momento é de otimizar processos, implementar novas ferramentas e adaptar-se às mudanças, apostando em uma venda cada vez mais on-line. Para Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites, a inovação emerge como a base para concessionárias que querem atender às necessidades dos clientes modernos, sem deixar de lado o consumidor tradicional. "A evolução tecnológica requer adaptações nos negócios, e é só aprimorando a experiência do cliente que vamos conseguir acompanhar tudo isso. O foco atual não é apenas vender carros, mas criar uma jornada digitalizada e humanizada, em que o consumidor seja parte ativa do ecossistema", explica o especialista da startup que lidera a digitalização do mercado automotivo no Brasil. 

2. Serviços multi canal de ponta a ponta

Em um mercado dinâmico, o sucesso das concessionárias está intrinsecamente ligado à sua capacidade de inovação. Estar pronto para oferecer serviços multicanais de ponta a ponta é o alicerce da competitividade no cenário automotivo moderno. "A nova geração de consumidores espera por avanços tecnológicos e agilidade na hora de adquirir um carro. Uma alternativa são os chatbots apoiados em Inteligência Artificial (IA), que permitem personalizar o atendimento e tornar a comunicação mais assertiva", detalha o head comercial da Dealersites. Na avaliação de Pavesi, transformar digitalmente uma empresa ou instituição implica enfrentar diversos desafios, sendo que seguir as principais tendências com rapidez já não é mais o suficiente.

3. Carro a um clique de distância

A transformação tecnológica não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade. O conceito de comprar, alugar ou vender veículos passou por mudanças significativas nas últimas décadas. Antigamente, as concessionárias precisavam manter uma variedade de modelos em estoque, mas hoje em dia, os vendedores vêem na internet uma forma de driblar a concorrência. Segundo o CEO da Dealersites, Cesar Cantarella, migrar a jornada do cliente para o ambiente digital não apenas traz facilidades e melhorias, mas também aprimora de modo significativo a experiência de compra. "Se inicialmente os serviços digitais eram considerados apenas um acessório para o relacionamento, agora eles se tornaram estratégias centrais de negócio", complementa

4. Cibersegurança como prioridade

Num cenário em que mobilidade e digitalização caminham lado a lado, a cibersegurança no setor automotivo torna-se uma prioridade inegável. Para além dos sites das concessionárias, a preocupação se volta também para os veículos modernos, equipados com tecnologias avançadas e sistemas interconectados. Assim, os players automotivos devem considerar a segurança digital durante todo o ciclo de vida dos produtos, não se limitando ao processo de venda do carro. "Atender às exigências dos clientes, superar as expectativas de qualidade, gerenciar riscos cibernéticos crescentes e buscar a conformidade com regulamentações e atualizações de software requer reconsiderar práticas em toda a cadeia do setor", analisa o CEO da Dealersites.

5. Inovação como palavra de ordem

Nesse contexto de rápidas transformações, a inovação destaca-se como a palavra de ordem para o setor automotivo. A mudança de postura dos consumidores, aliada à necessidade do mercado de direcionar seu olhar para a digitalização, exige a identificação de novas oportunidades de negócios e ressalta a importância de investir em tecnologias capazes de aproximar as empresas de seus potenciais clientes. "Para as concessionárias, tornar a inovação uma parte intrínseca de seu DNA é não apenas abraçar o futuro, mas também criar um legado. A hora é de proporcionar uma experiência automotiva que transcenda as expectativas tradicionais", conclui Cesar Cantarella.

* Cesar Cantarella, CEO da Dealersites.

Para mais informações sobre setor automotivo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Central Press



A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros