Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo

23/01/2024 Cesar Cantarella

Com desafio de alcançar números positivos, concessionárias precisam se adaptar, elevar experiência e abraçar inovações nos próximos meses.

Tecnologia de ponta a ponta: 5 tendências que vão moldar o mercado automotivo

Após um período de crise marcado por escassez de semicondutores e retração nas vendas, o setor automotivo experimentou uma recuperação gradual, impulsionada pelos avanços na indústria e pelos incentivos do governo. Como resultado, as vendas de veículos automotores em todo o país cresceram 12% em 2023 na comparação com 2022. De acordo com o balanço da Fenabrave, no ano passado foram emplacadas 4,1 mil unidades contra 3,6 mil em 2022. 

Além disso, dados da Anfavea mostram que o país registrou um relevante aumento no ritmo de vendas de veículos a partir de agosto, atingindo média de 10,6 mil unidades por dia apenas em novembro. Para 2024, o desafio de alcançar números positivos será ainda maior e estarão na frente as concessionárias alinhadas com as tendências digitais que norteiam o setor.

O cenário do mercado automotivo está cada vez mais sob a influência marcante da digitalização e da tecnologia. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para a era da conectividade, que está transformando a relação com os consumidores. À medida que as plataformas on-line ganham destaque, a compra e venda de automóveis passam por uma revolução, oferecendo aos clientes a praticidade de explorar, escolher e adquirir veículos diretamente do conforto de seus dispositivos digitais. Diante desse panorama, as concessionárias têm o desafio de adaptar suas estratégias, elevar a experiência do cliente e abraçar a inovação ao longo dos próximos meses.

1. Consumidor no centro

Na era da experiência, colocar o consumidor no centro não é apenas uma estratégia, mas a chave para garantir a fidelidade e o sucesso duradouro nas relações da marca com o cliente. Por isso, o momento é de otimizar processos, implementar novas ferramentas e adaptar-se às mudanças, apostando em uma venda cada vez mais on-line. Para Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites, a inovação emerge como a base para concessionárias que querem atender às necessidades dos clientes modernos, sem deixar de lado o consumidor tradicional. "A evolução tecnológica requer adaptações nos negócios, e é só aprimorando a experiência do cliente que vamos conseguir acompanhar tudo isso. O foco atual não é apenas vender carros, mas criar uma jornada digitalizada e humanizada, em que o consumidor seja parte ativa do ecossistema", explica o especialista da startup que lidera a digitalização do mercado automotivo no Brasil. 

2. Serviços multi canal de ponta a ponta

Em um mercado dinâmico, o sucesso das concessionárias está intrinsecamente ligado à sua capacidade de inovação. Estar pronto para oferecer serviços multicanais de ponta a ponta é o alicerce da competitividade no cenário automotivo moderno. "A nova geração de consumidores espera por avanços tecnológicos e agilidade na hora de adquirir um carro. Uma alternativa são os chatbots apoiados em Inteligência Artificial (IA), que permitem personalizar o atendimento e tornar a comunicação mais assertiva", detalha o head comercial da Dealersites. Na avaliação de Pavesi, transformar digitalmente uma empresa ou instituição implica enfrentar diversos desafios, sendo que seguir as principais tendências com rapidez já não é mais o suficiente.

3. Carro a um clique de distância

A transformação tecnológica não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade. O conceito de comprar, alugar ou vender veículos passou por mudanças significativas nas últimas décadas. Antigamente, as concessionárias precisavam manter uma variedade de modelos em estoque, mas hoje em dia, os vendedores vêem na internet uma forma de driblar a concorrência. Segundo o CEO da Dealersites, Cesar Cantarella, migrar a jornada do cliente para o ambiente digital não apenas traz facilidades e melhorias, mas também aprimora de modo significativo a experiência de compra. "Se inicialmente os serviços digitais eram considerados apenas um acessório para o relacionamento, agora eles se tornaram estratégias centrais de negócio", complementa

4. Cibersegurança como prioridade

Num cenário em que mobilidade e digitalização caminham lado a lado, a cibersegurança no setor automotivo torna-se uma prioridade inegável. Para além dos sites das concessionárias, a preocupação se volta também para os veículos modernos, equipados com tecnologias avançadas e sistemas interconectados. Assim, os players automotivos devem considerar a segurança digital durante todo o ciclo de vida dos produtos, não se limitando ao processo de venda do carro. "Atender às exigências dos clientes, superar as expectativas de qualidade, gerenciar riscos cibernéticos crescentes e buscar a conformidade com regulamentações e atualizações de software requer reconsiderar práticas em toda a cadeia do setor", analisa o CEO da Dealersites.

5. Inovação como palavra de ordem

Nesse contexto de rápidas transformações, a inovação destaca-se como a palavra de ordem para o setor automotivo. A mudança de postura dos consumidores, aliada à necessidade do mercado de direcionar seu olhar para a digitalização, exige a identificação de novas oportunidades de negócios e ressalta a importância de investir em tecnologias capazes de aproximar as empresas de seus potenciais clientes. "Para as concessionárias, tornar a inovação uma parte intrínseca de seu DNA é não apenas abraçar o futuro, mas também criar um legado. A hora é de proporcionar uma experiência automotiva que transcenda as expectativas tradicionais", conclui Cesar Cantarella.

* Cesar Cantarella, CEO da Dealersites.

Para mais informações sobre setor automotivo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Central Press



Sustentabilidade automotiva além dos elétricos

O avanço contínuo no campo dos carros elétricos tem gerado entusiasmo considerável e motivado inovações.

Autor: Mariano Perez

Sustentabilidade automotiva além dos elétricos

MME aprova isenção fiscal para projetos de biometano

O biometano é um combustível renovável e limpo, que pode substituir o gás natural em diversos setores.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

MME aprova isenção fiscal para projetos de biometano

O futuro dos financiamentos automotivos: um panorama sobre tecnologias emergentes

Desbravar novos caminhos e estar na vanguarda das inovações é essencial para auxiliar no desenvolvimento e na democratização dos produtos.

Autor: Paulo Noman

O futuro dos financiamentos automotivos: um panorama sobre tecnologias emergentes

Pé na areia e água de coco: como evitar desgastes do automóvel na praia

Areia fina, maresia e exposição prolongada ao sol podem prejudicar veículos.

Autor: Divulgação

Pé na areia e água de coco: como evitar desgastes do automóvel na praia

Gasmig anuncia redução do preço do GNV

Demais segmentos acumulam baixa nos preços nos últimos 12 meses.

Autor: Divulgação

Gasmig anuncia redução do preço do GNV

Concorrências e desafios no cenário da mobilidade urbana

No Brasil, conforme levantamentos da Liga Ventures e do Sem Parar, constatam-se 157 empresas atuantes no segmento de mobilidade (mobitechs) no país.

Autor: Thiago Hidalgo

Concorrências e desafios no cenário da mobilidade urbana

Carros elétricos em condomínios e o Judiciário

A nova era da tecnologia automotiva também está mudando a vida dos condomínios residenciais no Brasil.

Autor: Divulgação

Carros elétricos em condomínios e o Judiciário

Caminhões e ônibus: a revolução da indústria nas duas últimas décadas

Quem dirige um caminhão, especialmente um biarticulado com bitrem ou rodotrem, precisa de muito treinamento.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Caminhões e ônibus: a revolução da indústria nas duas últimas décadas

A indústria brasileira de biodiesel deveria investir em HVO

Sistemas de armazenamento são capazes de permitir o uso combinado de várias fontes de energia limpa, garantindo mais eficácia e segurança.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A indústria brasileira de biodiesel deveria investir em HVO

Gastos com o automóvel é a segunda maior despesa do orçamento familiar

31% admitem gastar mais com o veículo do que o planejado e 62% têm uma reserva de emergência para lidar com surpresas na manutenção.

Autor: Ana Carolina Ribeiro

Gastos com o automóvel é a segunda maior despesa do orçamento familiar

Veículos elétricos: Roberto Drummond já avisava sobre as pedras no caminho

Temos muitas notícias positivas sobre os lançamentos de carros elétricos potentes, bonitos, evolutivos etc.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Veículos elétricos: Roberto Drummond já avisava sobre as pedras no caminho

Veículos elétricos crescem em todo o país e aceleram no Nordeste, ES e DF

Vendas em 2023 subiram mais de 170% em Campinas, Vitória, Maceió, Brasília e Fortaleza.

Autor: Divulgação

Veículos elétricos crescem em todo o país e aceleram no Nordeste, ES e DF